Ordem Pública de Volta Redonda apresenta ações para garantir liberdade religiosa em roda de conversa em Barra do Piraí

Encontro destacou a Patrulha de Direitos Fundamentais, programa de segurança pública pioneiro que já se tornou referência no Sul Fluminense

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 12 10 at 14.09.35

BARRA DO PIRAÍ

O secretário de Ordem Pública de Volta Redonda, Coronel Henrique, participou, na noite dessa terça-feira, dia 9, de uma roda de conversa no Centro Cultural de Barra do Piraí, a convite da Secretaria Municipal de Cultura daquela cidade. O evento reuniu autoridades, lideranças religiosas e moradores para discutir avanços e desafios da segurança pública na região, com foco no respeito e na garantia da liberdade religiosa. Na ocasião, Coronel Henrique apresentou os avanços obtidos em Volta Redonda com a Patrulha de Direitos Fundamentais, serviço de combate à intolerância religiosa criada por ele em fevereiro deste ano.

“É gratificante ver que o trabalho sério, planejado e humano realizado em Volta Redonda tem servido de inspiração para outros municípios. Segurança pública se faz com proximidade, tecnologia, investimentos, mas sobretudo: respeito às pessoas. Nosso compromisso é garantir que todos se sintam protegidos em cada parte da cidade e isso inclui garantir que cada cidadão possa exercer sua fé com liberdade e segurança”, destacou o Coronel Henrique.

Durante a roda de conversa, foram apresentados programas que se tornaram referência no Sul Fluminense, como a Patrulha de Proteção ao Idoso, Patrulha de Direitos Fundamentais, Patrulha da Criança e do Adolescente e Patrulha Maria da Penha, além de iniciativas de prevenção, monitoramento e atendimento a grupos vulneráveis. As ações desenvolvidas em Volta Redonda foram apontadas pelos participantes como exemplos de políticas públicas integradas e humanizadas, essenciais para combater intolerância, discriminação e garantir o direito fundamental à liberdade religiosa.

O encontro contou com a presença do secretário de Cultura de Barra do Piraí, Gabriel Barbosa; do vereador Pedrinho ADL; da representante da Coordenadoria de Igualdade Social, Cristiane Silva; do comandante da Guarda Municipal de Barra do Piraí, Alessandro Damazio; do babalorixá Pai Sid Soares; de Luís Kaya; além de demais autoridades e lideranças locais.

Para o secretário de Cultura de Barra do Piraí, Gabriel Barbosa, a troca de experiências fortalece a atuação dos dois municípios. “A cultura também é instrumento de cidadania. Promover um debate desse nível, com pessoas comprometidas com o bem-estar social, fortalece nossas políticas públicas e aproxima sociedade e governo. Foi uma noite rica em aprendizado e troca de experiências”, afirmou Gabriel Barbosa.

O encontro reforçou que segurança pública é uma responsabilidade compartilhada entre Poder Público, instituições, lideranças religiosas e comunidade, devendo estar presente em cada escola, praça, bairro e equipamento público.

Com ações inovadoras, programas técnicos e uma atuação integrada reconhecida em toda a região, Volta Redonda se consolida como referência em segurança pública e políticas de garantia de direitos, inspirando outras cidades a adotarem práticas mais inclusivas, humanizadas e eficazes.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos