SUL FLUMINENSE
A Polícia Civil realiza na manhã desta sexta-feira a Operação “Vetus” que visa o combate a crimes de violência contra idosos. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e visa cumprir mandados de prisão contra suspeitos de violência contra o idoso em todo o território nacional. A Polícia Civil, através da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) participa da ação conjunta com as polícias civis de 26 estados do país e do Distrito Federal. No Sul Fluminense, agentes das Delegacias de Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Paraty e de Volta Redonda estão na rua cumprindo os mandados de prisão e de busca em apreensão, além de concluindo inquéritos que estavam em andamento. As investigações foram baseadas em um levantamento realizado pela Coordenadoria de Comunicação e Operações Policiais (CECOPOL), que apurou 2.493 denúncias do Disque 100 de agressões praticadas contra pessoas da terceira idade, no período de abril a junho deste ano, ocasião em que foi constatado aumento significativo de ocorrências. A operação integrada, que teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Em Resende, segundo o delegado titular da 89ª Delegacia de Polícia (DP) Michel Floroschk, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos bairros Campos Elíseos, Liberdade e Vila Julieta. “Nossa equipe foi em três endereços cumprir os mandados de busca e apreensão. Nos locais foram apreendidos documentos e aparelhos de celular”, disse o delegado informando que o próximo passo será iniciar inquéritos. “Infelizmente os idosos por amor protegem seus agressores que geralmente são filhos e netos. A partir destes documentos e celulares apreendidos vamos relatar os inquéritos”, completou.
Já em Itatiaia, o delegado titular da 99ª Delegacia de Polícia, Vicente Maximiliano, comunicou que dois irmãos gêmeos, de 33 anos, foram presos, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva referente a denúncia de maus tratos contra a mãe, de 79 anos. Eles foram apresentados na Delegacia e serão encaminhados para uma unidade prisional do Estado.
Em Porto Real, o delegado titular da 100ª Delegacia de Polícia (DP), Marcelo Nunes Ribeiro aproveitou a ação e concluiu inquéritos que estavam em andamentos em sua jurisdição. “Realizamos diligências na casa de uma idosa em Quatis. Havia uma denúncia de que a idosa sofria maus tratos. Fomos até a sua residência, uma vez que a idosa estava acamada e verificamos que a denúncia era falsa. A idosa estava sendo bem tratada por seus familiares”, comentou Marcelo, informando que todos os inquéritos em abertos foram concluídos e serão remedidos hoje para a Justiça.
A 93ª Delegacia de Volta Redonda também está participando da ação. Até o momento, os mandados de busca e apreensão estão em andamento.

Idoso dormia no quintal de casa, em Paraty – Divulgação
IDOSO DORMIA NA VARANDA
Em Paraty, a equipe da 167ª DP também esteve nas ruas da cidade atuando, sob a coordenação do delegado titular Marcelo Russo, em seguimento a operação que ocorre no Estado.
O delegado contou ao A VOZ DA CIDADE que houve uma prisão por maus tratos contra um idoso de 71 anos. Ele não citou o parentesco dos dois, mas disse que encaminhou uma mulher, de 45 anos, para a delegacia após informações de que a mesma deixava o idoso dormindo na varanda externa de sua residência: “sujeitando-o a riscos de doenças pela exposição ao tempo”, completou Russo.
Ela foi encaminhada para a 167ª DP, onde foi autuada no artigo 98 da Lei 10.741/2003, ficando à disposição da Justiça.