PARAÍBA DO SUL
Uma ação integrada das forças de segurança resultou na prisão de oito pessoas nesta terça-feira, 8, em Paraíba do Sul, durante a operação denominada “P do Pecado”. A ofensiva mobilizou a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Ministério Público, com o objetivo de desarticular uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas, crimes contra a vida e roubos de veículos.
As diligências aconteceram nos bairros Parque Morone e Barão de Angra, conhecido como “Favelinha”, onde os líderes do tráfico tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça. Um deles foi preso em flagrante e é apontado como chefe do tráfico no Parque Morone. Já o líder da “Favelinha” segue foragido.
Ao todo, oito pessoas foram presas em flagrante — seis homens e duas mulheres — por crimes como tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Durante a ação, que contou com o apoio de cães farejadores do Batalhão de Ações com Cães (BAC), foram apreendidos uma pistola, munições e grande quantidade de entorpecentes.
A operação teve origem em uma investigação conduzida pela 107ª DP, com apoio do setor de inteligência do 38º Batalhão da PM, sobre uma sequência de crimes registrados na noite de 20 de junho. Naquela ocasião, quatro criminosos em duas motos tentaram roubar um carro no bairro Marrecas e efetuaram diversos disparos contra o veículo. Em seguida, o grupo roubou duas motocicletas nos bairros Caminho de Dentro e Limoeiro, e, na sequência, realizou um ataque armado contra rivais no bairro Volante. Apesar dos tiros, ninguém foi atingido.
Duas das motocicletas roubadas foram recuperadas durante as investigações, e três suspeitos foram identificados e tiveram prisões decretadas — um deles foi capturado na manhã desta terça-feira, enquanto dois seguem foragidos.
O nome da operação, “P do Pecado”, faz alusão ao fato de os principais alvos serem figuras influentes em seus grupos criminosos. A ação foi coordenada pela 107ª DP (Paraíba do Sul) com apoio do 38° BPM, do Ministério Público, das delegacias 108ª e 109ª, do BAC e do grupamento RECOM. A operação reforça o trabalho conjunto das instituições no combate ao crime organizado no município.