Operação Maria da Penha: mais de 127 mil mulheres foram atendidas

0

BRASÍLIA

Mais de 127 mil mulheres vítimas de violência foram atendidas em todo o país entre 20 de agosto e 20 de setembro. Este é o resultado final da Operação Maria da Penha, realizada pelas Polícias Militares e Civis dos 26 estados e do Distrito Federal, com envolvimento do Ministério Público e do Poder Judiciário. A iniciativa foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e teve o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

De acordo com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, no total, cerca de 108 mil profissionais atuaram no atendimento das ocorrências. Com isso, mais 14 mil pessoas foram presas por violência doméstica, descumprimento de medidas protetivas e demais crimes contra a mulher e quase 40 mil medidas protetivas de urgência foram acompanhadas por policiais civis. “Com essa iniciativa, tivemos um olhar integral em relação ao cuidado e à proteção da mulher. É essa rede de proteção que desejamos que cresça ainda mais no enfrentamento a diversos tipos de violência. A violência contra a mulher também machuca toda a família. Precisamos dar um basta nisso”, comentou Damares.

Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres destacou o engajamento das instituições. “A Operação teve o engajamento de diferentes instituições para qualificar o atendimento às vítimas, reforçar o cumprimento de medidas protetivas e conscientizar a população sobre a importância de denunciar as agressões. Os resultados mostram a importância de um olhar integrado para coibir casos de violência contra a mulher e prevenir a ocorrência de feminicídios”, avaliou o ministro.

error: Conteúdo protegido !