BARRA MANSA
Uma operação foi realizada nesta quarta-feira, 13, para coibir a interceptação de materiais de energia elétrica. A ação, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através da Guarda Ambiental, aconteceu em ferros-velhos, oficinas mecânicas e lojas de materiais sucateados nos bairros Vila Nova, Vista Alegre e Vila Maria. Foi feita a fiscalização do licenciamento ambiental dos estabelecimentos. Cinco estabelecimentos foram autuados pela falta de licença. Um continha materiais sem a comprovação da legalidade de origem.
Agora, o local terá até 30 dias para solicitar abertura de protocolo para criação ou apresentação da licença existente na Secretaria de Meio Ambiente. O inspetor da Guarda Ambiental, Evandro da Silva, explicou que a ação é uma forma de coibir furtos que têm acontecido na cidade. “Barra Mansa registrou recentemente alguns furtos de material de energia elétrica e desde então temos fiscalizado locais que possam receptar esses produtos. Se durante a inspeção nós observássemos itens de procedência duvidosa, que o dono não nos apresentasse nota ou não respondesse sobre sua origem, o proprietário do estabelecimento seria conduzido à delegacia”, disse o inspetor, acrescentando que ninguém foi levado à 90ª DP.
Ele ainda informou que a operação serviu para mostrar aos estabelecimentos a importância do licenciamento ambiental. Evandro apontou que alguns locais tinham produtos com potencial de poluição e não possuíam licença para atuar. Foram interditados e também devem procurar a secretaria para estarem regularizados.
A atividade contou com o apoio da Polícia Ambiental e da Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal.