Piraí
A Polícia Civil realizou, na quarta-feira, 15, a primeira fase da Operação “Drink Seguro”, na cidade. A ação teve como objetivo combater a venda de bebidas alcoólicas adulteradas durante os festejos de aniversário de Piraí. A operação contou com a participação de policiais civis da 94ª Delegacia de Polícia (DP), policiais militares do 10º BPM, além de agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Vigilância Sanitária.
De acordo com o delegado titular da 94ª DP, Antonio Furtado, a operação foi deflagrada para prevenir casos de intoxicação por metanol. “Sabemos que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta durante festas populares. Não queremos que em Piraí ocorram casos como os registrados em outras cidades, onde pessoas ficaram cegas, entraram em coma e até morreram. Essa é uma ação preventiva para proteger a saúde e a vida dos moradores e turistas”, afirmou.
A operação foi realizada entre 16 e 20 horas, em 11 estabelecimentos comerciais do município. Segundo o delegado, foram encontradas diversas irregularidades, como garrafas abertas sem bico dosador, cachaças armazenadas em garrafas de refrigerante e bebidas de origem clandestina, sem registro ou controle dos órgãos competentes.
“Os agentes apreenderam 76 garrafas de bebidas destiladas, entre vodca, cachaça e uísque, além de três barris que aparentavam conter cachaça. O material será periciado e, se confirmada a adulteração, os responsáveis podem pegar até oito anos de prisão”, explicou o delegado.
A Operação “Drink Seguro” seguirá durante toda a programação do Piraí Fest, que termina na madrugada de segunda-feira, dia 20 de outubro. “Vamos realizar quantas fases forem necessárias. Quem trabalha dentro da lei não precisa se preocupar, mas bebidas suspeitas, de origem duvidosa ou vendidas sem nota fiscal, serão apreendidas”, reforçou Antonio Furtado.