PARAÍBA DO SUL
Doze pessoas foram presas na manhã de ontem durante a segunda fase da Operação Dominó, que tem por objetivo a repressão ao tráfico de drogas, ao uso ilegal de armas de fogo e o combate a instalação de facções criminosas no município. Segundo informações da 107ª Delegacia de Polícia da cidade, a operação foi desenvolvida a partir de diversos inquéritos policiais e foi resultado de um trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar (38º BPM), do Ministério Público e do Poder Judiciário.
06
Ainda de acordo com informações da Polícia Civil, a primeira fase da operação havia sido realizada no dia 9 de agosto de 2017 e resultou na prisão de na prisão de oito pessoas ligadas ao tráfico. “Já nesta nova etapa, mais uma vez a polícia buscou fazer uma espécie de ‘efeito dominó’, com base nas diversas apreensões de drogas realizadas no curso das investigações. Além disso, foram elucidados dois crimes de tentativa de homicídio por disparos de arma que tinham relação direta com a comercialização de entorpecentes”, informou a polícia.
A Delegada Cláudia Abbud destacou que sem a atuação dos Promotores de Justiça e Juízes de Direito da Comarca de Paraíba do Sul não seria possível o trabalho que vem sendo realizado. “Embora alguns críticos afirmem que a polícia prende e a justiça solta, nesta circunscrição o que se observa é um desempenho sério e compromissado do poder judiciário, com efetivo cumprimento da lei, havendo uma atuação integrada de todos os órgãos encarregados em zelar pela segurança dos cidadãos e combater a impunidade”, comentou.
Ainda segundo a delegada, o resultado desta segunda fase da operação foi exitoso e os objetivos traçados foram alcançados. “O desenvolvimento de novas fases da operação já está em curso e a finalidade deste trabalho vai além do combate ao tráfico de drogas, sendo realizado um efetivo enfrentamento da criminalidade como um todo, afinal as investigações realizadas demonstraram que diversos outros delitos, como roubos e homicídios, estão diretamente relacionados à circulação de entorpecentes”, concluiu.
ENVOLVIDOS
Responsáveis da delegacia no caso divulgaram ontem que, a partir destas apurações, a autoridade policial representou pela expedição de doze novos mandados de prisão, sendo dez deles pelo crime de tráfico de drogas e dois mandados por tentativa de homicídio. “Os indivíduos que tiveram suas prisões decretadas pela Justiça são: Felipe da Silva (vulgo “Gaguinho”); Rodrigo Cardoso Gomes de Almeida (vulgo “Manguito”); Josimarcos da Silva Felisberto (vulgo Chapola); Gercy de Oliveira Coelho Jr (Juninho Loirinho); Noan Monteiro Mata (“Noan das Sete”); Deividi da Silva Santos; Vinícius Railander Baptista; Nathanael Silva Bernardes; Ângelo Marcos Gomes Dos Reis Monteiro (“Ninho”); Evandro Gomes Januário (vulgo Vandinho do Eldorado); Carlos Henrique da Silva Oliveira (vulgo “Dim Saliente”); e João Lucas Silva Carvalho (vulgo “Luquinha Alemão”)”, divulgou os agentes.
Além do cumprimento dos mandados, durante a operação foram apreendidas 35 pedras de crack e 21 buchas de maconha. Hudson da Silva Araújo foi preso em flagrante por tráfico drogas.