VOLTA REDONDA
Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, em conjunto com equipes de endemia da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma operação nesta terça-feira, 19, para combater e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante a ação, uma oficina mecânica no bairro São Lucas foi notificada por ser alvo de denúncias.
Além de identificar locais propícios à proliferação do mosquito, a operação teve caráter educativo. O proprietário da oficina foi notificado sobre os criadouros do Aedes aegypti, recebeu orientações e concordou em acondicionar os pneus adequadamente. Os agentes retornarão ao local nesta quinta-feira.
“A ação faz parte da força-tarefa contra a dengue realizada pela prefeitura, por meio da Vigilância Ambiental e outros órgãos. Os agentes realizam vistorias e orientam os moradores sobre os principais pontos a serem vistoriados, a fim de evitar criadouros do Aedes. Neste caso, eliminamos os focos encontrados e orientamos o proprietário sobre o acondicionamento correto dos pneus”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad.
O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou a importância da participação de todos no combate à dengue, comparando-o à segurança pública. Ele enfatizou que a melhor forma de proteção é evitar o nascimento do mosquito, e pediu o auxílio da população na eliminação da água parada.
Para denunciar possíveis focos de dengue, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento Único (CAU) pelo número 156 ou diretamente com a Vigilância Ambiental, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelo WhatsApp (24) 99233-4480 ou 3512-8498.