ANGRA DOS REIS
A Polícia Civil realizou, nesta quarta-feira, 16, uma operação contra um grupo criminoso especializado em aplicar golpes de empréstimo consignado em idosos. A ação, coordenada por agentes da Delegacia do Consumidor (Decon), teve como alvo diversos municípios do estado, incluindo Angra dos Reis, na Costa Verde.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão na capital, Baixada Fluminense e em Angra. O esquema, segundo a polícia, causava prejuízo principalmente a idosos que eram enganados com falsas promessas de quitação de dívidas.
Durante a operação, oito pessoas foram levadas à delegacia para prestar depoimento, e diversos materiais foram apreendidos, como telefones celulares, computadores e documentos. A Justiça também autorizou o bloqueio de R$ 500 mil em contas dos suspeitos.
As investigações apontam que o grupo criminoso tinha acesso a dados das vítimas e convencia os idosos a contratar novos empréstimos, sob a justificativa de que serviriam para quitar contratos anteriores em condições mais vantajosas. As vítimas eram instruídas a transferir o valor total para contas indicadas pelos golpistas. Apenas no mês seguinte percebiam que haviam sido enganadas, ao serem cobradas pelas novas parcelas.
Quatro vítimas já procuraram a Polícia Civil, mas a suspeita é de que o número de lesados seja maior. A Decon segue com as apurações e pede que possíveis vítimas entrem em contato. Além da busca e apreensão, a Justiça autorizou a quebra de sigilo de dados bancários dos investigados.