Um jacaré de cerca de dois metros foi resgatado na madrugada desta segunda-feira, dia 7, no município. O animal já foi devolvido ao seu habitat, na lagoa existente nas proximidades de uma empresa de bebidas, no Centro da cidade.
O diretor da Defesa Civil, Bruno Souza, explicou que foi acionado pela Guarda Civil Municipal por volta da 0h15min, informando que populares avistaram um jacaré na calçada, próximo a árvores, da Rua Estevan Domingos Pederassi, no Centro da Cidade. Após o comunicado, uma operação conjunta com a Defesa Civil, Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal e a equipe do 23º Grupamento de Bombeiros de Resende foi montada. “Depois de muito tempo conseguimos laçar o jacaré e levar de volta para a lagoa. Foi um trabalho em conjunto das Instituições. Até os vigilantes empresa de bebidas auxiliarem no resgate do animal que é muito arisco. Tudo feito com cuidado para não ferir o jacaré e para não colocar em risco nenhum agente. A operação foi um sucesso e o animal voltou para seu lugar de origem”, disse Bruno, acrescentando devido às fortes chuvas que atingiram o município no domingo, dia 6, ocorreu o aumento do nível da água na lagoa, o que facilitou ao animal sair do local, levando perigo para as pessoas e para a própria vida do réptil. “Não é a primeira vez que isso acontece. No ano passado, também nesta época de chuvas, resgatamos outro jacaré. Ainda bem que era de madrugada e ninguém estava na rua”, comentou.
O secretário de Ordem Pública, Jorge Porto, agradeceu o apoio do Corpo de Bombeiros de Resende. Ele disse que a equipe auxiliar no resgate do jacaré, que durou cerca de três horas. “O Corpo de Bombeiros nos ajudou muito. A equipe trouxe os equipamentos necessários e utilizaram de toda experiência para conduzir os trabalhos e resgatar o jacaré. Foi uma ação conjunta que teve um resultado”, comentou Porto.
POPULAÇÃO DEVE CHAMAR GRUPAMENTO AMBIENTAL
Os agentes ambientais alertaram a população que ao encontrarem animais selvagens, não comuns a área urbana, como por exemplo cobras, ouriços, gambás, entre outros, deve-se acionar o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal. “Nesses casos as pessoas não estão preparadas para lidar com esses animais e podem sair feridas ou ferir gravemente os bichos. O ideal é a população entrar em contato com a Guarda Ambiental através dos telefones (24) 33531245 ou 33815133”, destacaram os agentes.