BARRA DO PIRAÍ
A Polícia Civil e o Ministério Público (MP) de Barra do Piraí deflagram uma mega operação nesta quarta-feira, dia 26, em diversos municípios do estado, inclusive dentro do sistema penitenciário. Nas primeiras horas da manhã, cerca de 100 policiais civis, com apoio da policiais militares saíram às ruas para cumprir 27 mandados de prisão preventivas e 29 mandados de busca e apreensão. Cerca de 20 pessoas foram presas e armas, drogas e dinheiro apreendidos.
As investigações da Polícia Civil e do Ministério Público apontaram uma organização criminosa voltada a prática de tráfico de drogas, tortura e homicídios, todos na cidade de Barra do Piraí.
Por meio de nota, a Polícia Civil apontou que o grupo criminoso possui ramificações em diversos municípios do estado, inclusive com integrantes agindo de dentro da cadeias. Um policial militar chegou a ser ameaçado no bairro Ipiranga, em Barra do Piraí.
Os mandados foram cumpridos simultaneamente nos municípios de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, Itaboraí e Paraíba do Sul, além de mandados de busca dentro de diversas penitenciárias do estado.

Simulacro apreendido na ocasião – Divulgação
VASTO HISTÓRICO CRIMINAL
Uma das incursões referentes a operação da Polícia Civil teve apoio da equipe do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e terminou com a prisão de um homem, de 38 anos, no bairro Vila Helena, em Barra do Piraí. Ele, que já possuía cinco anotações criminais — três por furto (artigo 155 do Código Penal – CP), uma por tráfico de drogas (artigo 33 da Lei 11.343/06) e uma por lesão corporal na direção de veículo (artigo 303 da Lei 9.503/97) —, foi detido por posse irregular de arma de fogo.
Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, os agentes encontraram um revólver calibre .22, uma garrucha do mesmo calibre e 40 munições, entre intactas e deflagradas. Após a prisão, ele foi encaminhado ao 88° DP, onde permaneceu detido.
SIMULACRO DE FUZIL
Ainda na operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão contra um homem apontado como gerente do Comando Vermelho (CV) no bairro Caixa D’água Velha, em Barra do Piraí.
Durante a ação, os policiais apreenderam cinco celulares bloqueados, um simulacro de fuzil e um cartão bancário em nome de terceiro, que o suspeito afirmou não reconhecer. Após a abordagem, ele foi conduzido à 88ª DP, onde a autoridade policial determinou sua prisão pelo crime de associação para o tráfico de drogas (artigo 35 da Lei 11.343/06). O material apreendido foi encaminhado para a unidade policial.
O A VOZ DA CIDADE acompanha a operação e trará mais informações a qualquer momento.