NOVA IORQUE
A Organização das Nações Unidas (ONU) está buscando apoio para os agricultores do Afeganistão para combater o aumento no cultivo de ópio no país. Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o cultivo de ópio aumentou 19% em 2024 em relação ao ano anterior, cobrindo 12,8 mil hectares ¹.
Apesar desse crescimento, o cultivo de ópio continua muito abaixo dos níveis de 2022, quando 232 mil hectares foram utilizados. A diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly, destaca a necessidade de apoiar os agricultores afegãos em desenvolver fontes sustentáveis de renda, livres de mercados ilícitos.
O centro geográfico do cultivo de ópio mudou das províncias do sudoeste para as do nordeste, que concentraram 59% do cultivo em 2024, representando um incremento de 381% nessas áreas em relação ao ano passado. O preço do ópio se estabilizou em cerca de US$ 730 por quilo no primeiro semestre de 2024, acima da média pré-proibição de US$ 100 por quilo.
A representante especial do secretário-geral no país e chefe da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão, Roza Otunbayeva, enfatiza que as comunidades rurais do Afeganistão precisam desesperadamente de apoio internacional para uma transição sustentável, pois foram privadas de uma fonte de renda importante.
* Luciano R. Pançardes – Editor-chefe