Onda de calor: primeiros dias do mês de maio prometem ser de altas temperaturas

Por Roze Martins

MÉDIO PARAÍBA

Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a  previsão indica que as temperaturas no mês de maio deverão ser acima da média em praticamente todo o país e, no Médio Paraíba não será diferente. O terceiro mês da estação outono – que teve início em 21 de março – promete ser de forte calor nesta semana, com máximas chegando a 40º, como é o caso de Barra do Piraí, na quinta-feira, dia 2. Nesse mesmo dia, que deve ser um do mais quentes, cidades como Barra Mansa, Volta Redonda, Angra dos Reis e Resende devem atingir a máxima de 38º, segundo o instituto.

A semana terá predomínio de uma Crista na Região Sudeste, que é uma área alongada de um sistema de alta pressão, e isso vai  dificultar a formação de áreas de chuva e o avanço de sistemas que podem provocar chuva. Serão dias que podem ter alguma variação de nuvens em alguns pontos do estado, mas deverão ter predomínio de sol. Na classificação do Inmet, a região se configura nas ondas de calor, que é quando a temperatura se mantém, ao longo de pelo menos cinco dias, 5 graus Celsius (ºC) acima da média esperada para o mês.

Um levantamento feito pela A VOZ DA CIDADE, apontou que nesta terça-feira, dia 30, as temperaturas ficarão da seguinte forma: Barra Mansa, 37º; Volta Redonda, 36º; Angra dos Reis, 34º; Paraty, 34º; Resende 36º e Barra do Piraí, 38º. Na quarta-feira, dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, a variação nesses municípios será de 35º a 38º.

Na segunda-feira e terça-feira (29/04 e 30/04), as temperaturas máximas devem ficar acima de 30°C em boa parte do Estado. A partir de quarta-feira (01/05) os dias serão mais quentes, com as máximas na faixa dos 35°C. No sábado será o dia de mais calor, com as temperaturas podendo se aproximar dos 40°C em alguns pontos da Região Metropolitana e passando dos 35°C em boa parte do Estado.

Cuidado com a alimentação deve ser mantido nos dias mais quentes

Além de ser uma semana de muito sol e calor, os próximos dias também terão baixa umidade do ar em todo o estado do Rio e, com isso, alguns cuidados com a saúde e a alimentação devem ser considerados, conforme ressalta a nutricionista Jucimara Martins dos Santos. “É muito importante aumentar o consumo de água e de líquidos como sucos, chás gelados e as frutas que auxiliam na digestão e na sensação de menos calor, como laranja, tangerina, melão, mecânica, pera, abacaxi, assim como fazemos quando estamos no verão”, disse.

De acordo com ela, a população está vivendo alterações climáticas e as estações do ano não estão mais tão definidas e, devido a onda de calor fora de época, é necessário optar pelos alimentos   que tenham valor calórico menor. Ela explica que processo de digestão é trabalhoso para o organismo e leva a liberação de calor e que, por essa razão, quanto mais calórica a refeição mais lenta será a digestão e maior será a liberação de calor. “No outono e inverno procuramos alimentos que nos ajudam a manter o corpo mais aquecido, como caldos, sopas, mas ainda não atingimos esse clima de dias mais frios da época.  Então é importante consumimos alimentos de digestão mais rápida, como saladas, legumes, carnes magras, além do carboidrato como arroz, macarrão, batata e uma leguminosa como feijão, soja e grão de bico”, orientou.

 

 

 

.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos