VOLTA REDONDA
A Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede) pode ser incluída no Calendário Oficial do Estado. O autor do projeto de lei, que foi aprovado em duas discussões em sessão na Alerj, terça-feira, 17, é o deputado estadual Munir Neto (PSD). Os jogos já são celebrados todo o mês de setembro e o projeto mantém essa tradição, ganhando reconhecimento no Estado. O projeto segue agora para análise do governador Cláudio Castro.
“O mês de setembro é um mês de luta pela inclusão das pessoas com deficiência e agora será também o mês da Olimpíada da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda. Espero que o nosso governador sancione o nosso PL e que essa iniciativa sirva de exemplo para todo o país. Vamos lutar por mais inclusão em todos os espaços, sobretudo, no esporte”, disse o deputado.
O objetivo da Olimpede é realizar uma competição esportiva de caráter participativo e inclusivo. As regras e procedimentos são adaptados especialmente às pessoas com deficiência. “O governo municipal de Volta Redonda criou há mais de 20 anos a Olimpede. Um evento maravilhoso, de caráter inclusivo e participativo, onde pessoas com deficiência de todas as idades participam, competindo em diversas modalidades esportivas. A gente fica muito feliz de ver a alegria dos participantes”, destacou o parlamentar.
Atualmente a Olimpede recebe atletas de todo o país. O deputado lembrou que a Olimpíada é hoje um evento grandioso e que na edição deste ano foram mais de 30 cidades do país dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com mais de 1,7 mil atletas participantes, representantes de 83 instituições. “Eu agradeço aos meus pares pela aprovação do projeto, mas eu não posso deixar de parabenizar o prefeito Antônio Francisco Neto, a secretária Rose Vilela e toda equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer por realizarem um evento de tamanha importância. Que sirva de exemplo para todos os municípios do nosso estado”, apontou.