VOLTA REDONDA
A Olímpiada da Pessoa com Deficiência (Olimpede) foi aberta oficialmente na tarde desta sexta-feira, dia 1º, em cerimônia realizada no ginásio da PET (Clube dos Funcionários), no bairro Vila Santa Cecília.
Promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), um dos maiores eventos de inclusão do Brasil será disputado até domingo, dia 3, e contará com a participação de 1,7 mil atletas de todas as idades, representando 83 instituições de três estados do país: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
O prefeito Antonio Francisco Neto esteve presente no evento e destacou que todos os anos é motivo de alegria e orgulho estar promovendo a Olimpede. “A gente fica muito feliz de ver a alegria dos participantes da Olimpede. Todo ano vemos a felicidade deles e esse brilho nos olhos é o que nos motiva. Quando acaba a Olimpede, eles já ficam esperando a do próximo ano. Só temos que agradecer e parabenizar a secretária Rose e toda a equipe da Smel, e ao ex-deputado federal Deley de Oliveira, que foi o grande incentivador da Olimpede”, comentou o prefeito Neto, que, juntamente com Deley, foi homenageado.
A secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, ressaltou que o evento garante visibilidade à pessoa com deficiência e aos profissionais que tanto se dedicam a esses grupos. “Planejamos a Olimpede desde maio com congresso técnico, conversando com as cidades e hoje, comemoro duplamente, pois também é o Dia do Profissional de Educação Física, que certamente trabalhou com a sua instituição para estar aqui. A Olimpede trabalha com as quatro deficiências: intelectual, visual, auditiva e física todos juntos em uma grande inclusão. É um evento diferente, pois temos uma parte de competição classificando nas modalidades, mas também temos as provas de habilidades que possibilitam todos os atletas com 70 anos ou mais a estarem participando”, disse a secretária.
O deputado estadual Munir Neto ressaltou que a Olimpede é um exemplo para todo o Brasil. “A Olimpede é uma das maiores do Brasil voltada às pessoas com deficiência e tem que ser um exemplo não só para o estado do Rio, mas para todo o país. Hoje todos nós somos vitoriosos aqui, principalmente os atletas e seus familiares”, falou o deputado.
Muita alegria e empolgação
O ginásio do Clube dos Funcionários foi tomado por muita alegria e empolgação com mais uma edição da Olimpede. A abertura oficial contou com desfile das delegações, apresentações de dança e da Fanfarra da Apae-VR, e para finalizar, um show com a banda Mistureba. O responsável pelo acendimento da pira olímpica foi o atleta paralímpico Guilherme Maia.
Entre os artistas convidados estava a cantora e compositora de Volta Redonda, Sara Bentes, que cantou, encantou e interpretou em Libras o Hino Nacional. Sara Bentes é deficiente visual e enxerga a vida com olhos da inclusão, através da sua música. “A abertura da Olimpede é sempre um momento muito emocionante para mim. E, mais uma vez, tive a honra de interpretar o nosso Hino Nacional, em português e em libras. Muito obrigada à secretaria de Esporte e Lazer pelo convite, e obrigada pelo carinho de todas as pessoas presentes”, agradeceu a artista.
Competição no fim de semana
As competições da Olimpede 2023 tiveram início na manhã desta sexta-feira. A primeira modalidade foi a natação, disputa no Parque Aquático Municipal, na Ilha São João.
Representando a Apae Japeri-RJ, Thayla Oliveira Vieira ficou em primeiro lugar e falou da emoção de vencer a prova. “É a minha primeira Olimpede e não esperava ganhar na natação, apesar de ter treinado bastante. Não pensei que iria chegar em primeiro, talvez em segundo lugar, mas fui surpreendida com o meu próprio desempenho”, disse.
No sábado, a partir das 8 horas haverá provas de Badminton; Corridas e Caminhadas; Saltos, Arremessos e Lançamentos; Dominó e Dama e Tênis de Mesa. À tarde, a partir das 14h provas de Saltos, Arremessos e Lançamentos; Corridas e Caminhadas; Jogos de Salão; Cabo de Guerra; Taekwondo e Provas de Habilidade.
No domingo, a partir das 8 horas provas de Badminton; Atletismo; Provas de Habilidade; Futsal; Tênis de Mesa; Cabo de Guerra e Voleibol Sentado. A grande final do Futsal está prevista para acontecer no ginásio do Santo Agostinho.