Oitenta artesãs participarão da 12ª Rio Artes Manuais  

0

 

BARRA MANSA /ESTADO

Oitenta artesãs da cidade participam neste sábado da 12ª Rio Artes Manuais, no Centro de Convenções SulAmérica. O evento teve início ontem e segue até domingo. A gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bella Santos, informou que dois ônibus, com 80 profissionais, sairão do município pela manhã para participar do evento que ela considera uma grande oportunidade para adquirir conhecimento e saber das novidades do mercado.

“Essa viagem é um presente que a prefeitura está dando às artesãs pela passagem do dia delas, lembrado em 19 deste mês. Com o passeio, terão a oportunidade de fazer também reciclagem e se alinharem as tendências do mercado”, disse Bella, informando que as 80 que irão não chegam nem na metade do número de profissionais que existem em Barra Mansa, um total de 500, sendo que 300 delas já têm a Carteira Nacional do Artesanato.

Bella Santos aproveitou para informar que entre agosto e setembro novas carteiras serão entregues na cidade.

Sobre as 80 profissionais que irão ao Rio de Janeiro neste sábado, foi dada preferência àquelas que já expõem nas feiras de artesanato do município.

CARTEIRA

A entrada com descontos nas feiras de artesanato é um dos benefícios da Carteira Nacional do Artesanato. Além de profissionalizar quem mexe com artesanato, é uma ferramenta que gera ainda desconto na compra de materiais. “A Caçula que é a grande mentora desse evento dá de 40% a 60% de desconto nos materiais dessa feira, além disso, as meninas assistirão aulas com professores renomados”, contou.

CURSO

A respeito do curso que está sendo oferecido gratuitamente aos artesãos de Barra Mansa, Bella Santos, contou que a iniciativa é uma parceria entre Sebrae, a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril (Aciap) e prefeitura. Os profissionais serão capacitados em empreendedorismo e gestão empresarial para melhorar os negócios.

São duas turmas com 40 pessoas em cada uma. E outras serão formadas ao longo do tempo. “A partir da semana que vem começarão as oficinas e cada uma mostrará para uma técnica o que produz. O material será analisado e se a pessoa não tiver condição de utilizar a marca do artesanato, será feito um trabalho para capacitar porque em julho, com material melhorado, estará pronta para receber a marca e expor na Flumisul”, explicou a gerente de Turismo.

RIO ARTES MANUAIS

Na Rio Artes Manuais, segundo informações do Governo do Estado estão peças de 23 municípios fluminenses. Barra Mansa até foi chamada para expor, através da artesã Catia Ramalho, mas não tinha peças suficientes já feitas para participar da feira.

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro que, desde junho de 2016, gerencia o Programa de Artesanato Estadual, está presente no evento em um estande com mais de dois mil trabalhos de profissionais já cadastrados. Há peças de 23 municípios fluminenses.

“A ligação entre o turismo e o artesanato é muito forte. Quase todos os turistas, quando visitam novos destinos, levam uma recordação do local. É aí que os artesãos, que produzem peças que representam a cultura e as tradições das cidades onde residem, se destacam. Essa venda representa, além do reconhecimento de sua arte, uma oportunidade de contribuir para o aumento da renda familiar”, disse o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, completando que de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato envolve 8,5 milhões de pessoas, movimenta R$ 50 bilhões por ano e representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto Nacional. São números significativos que confirmam a importância da atividade na economia brasileira.

 

Deixe um Comentário