Oficina no Museu de Arte Moderna de Resende ensina fotografia para redes sociais

0

RESENDE

Quem quiser incrementar ainda mais suas fotografias para exibir nas redes sociais não pode deixar de participar da Oficina de ‘Fotografia para redes sociais’ que acontece nesta quarta-feira, dia 22, no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. Promovida pela prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o workshop será ministrado pelo fotógrafo Pedro Luz e contará com a participação especial da também fotógrafa Bianca Valente. O curso é voltado para maiores de oito anos, sendo que crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas por um responsável. É preciso que cada participante leve celular ou câmera fotográfica. A oficina acontece às 16 horas, no MAM, situado a Rua Doutor Cunha Ferreira, no Centro Histórico do município. O curso é gratuito. O número de participantes é limitado. Para garantir sua vaga, ligue para o MAM: (24) 3360-6155.

Segundo Pedro Luz o workshop de fotografia para redes sociais tem o objetivo de desenvolver nos participantes o olhar fotográfico e melhorar a percepção de ruas, bairros, cidades e pessoas. “Durante a Oficina os participantes vão aprender qual o ‘tempero’ que uma fotografia deve ter para fazer sucesso no Facebook, Instagram, Twitter, etc. O workshop visa também despertar o interesse pela fotografia como forma de expressão artística. Apresentando a fotografia de uma maneira simples, porém rompendo as barreiras do equipamento – deixando claro que não é ele o responsável por uma boa foto”, explica o fotógrafo destacando que o workshop pretende ir além da ‘selfie’ e mostrar os ingredientes necessários para uma fotografia de sucesso.

Vale destacar que o fotógrafo Pedro Luz já realizou mais de dez oficinas na região das Agulhas Negras. “Acredito que a fotografia seja um método de inclusão para juntar as pessoas para um propósito. As redes sociais são movidas basicamente por fotografias e existem muitas maneiras de se fotografar”, complementa.

Exposição ‘À Flor da Pele’ no MAM

A oficina acontece paralelamente à exposição ‘À Flor da Pele/Abstrato Orgânico’, de Pedro Luz que propõe um olhar diferente do público nas fotografias. A mostra, que tem entrada gratuita e a classificação indicativa de 12 anos, segue até o próximo dia 31, sempre de terça-feira a sexta-feira, das 10 às 18 horas.

A exposição reúne 15 fotografias em que o autor propõe um olhar diferente do público nas imagens. As reproduções são feitas através de um delicado jogo de luz, movimentos e formas femininas. ‘À Flor da Pele’ tem a curadoria de Melissa Barreti, em parceria com o artista plástico e arquiteto André Aaltonen. Eles assinam o conceito de desenvolvimento e harmonização dos painéis expositivos.

Pedro Luz propõe um olhar diferente do público que for visitar a exposição. Ao expandir sua criatividade com uma renúncia à realidade, Pedro, instiga o observador a interpretar suas obras. “Neste trabalho eu priorizo a luz, os movimentos e as formas femininas. Eu proponho uma exteriorização da arte, do artista e da concepção artística”, revela o fotógrafo.

SOBRE PEDRO LUZ

Pedro Luz é fotógrafo desde 2003, foi destaque por três anos consecutivos no concurso internacional Brasília Photo Show. Ele também ganhou diploma de reconhecimento do Exército Brasileiro, Moção de Louvor da Câmara de Vereadores de Resende e fez parte do júri do Salão da Primavera em 2016. Luz fundou com outros grandes fotógrafos da cidade a Academia Resendense de Fotografia. Nos últimos três anos, organizou mais de 20 exposições e ministrou oficinas de fotografia criativa para as escolas públicas da região. Mas Pedro gosta de dizer que nunca esteve sozinho nos seus projetos, e celebra sempre a parceria de sucesso com a curadora Melissa Barretti e o produtor André Aaltonen.

Com uma técnica apurada, e um olhar apaixonado, o fotógrafo Pedro Luz consegue captar a beleza das matas, rios, montanhas e cachoeiras da Região das Agulhas Negras, produzindo belas imagens a partir do seu olhar e seu espírito. Pedro já foi convidado para inúmeras exposições na região, e seu trabalho é reconhecido no Brasil e no mundo. No último mês de novembro, recebeu o Troféu Macedo Miranda na categoria de fotografia.

 

error: Conteúdo protegido !