RESENDE
Moradores de Visconde de Mauá que tenham o interesse de aprender a tocar ou aprimorar a técnicas no violão ou na viola caipira terão uma boa oportunidade nesta sexta-feira, dia 27. É que a Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Sena, unidade mantida pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, vai oferecer uma oficina para os primeiros ensinamentos dos dois instrumentos. A aula gratuita será ministrada pelo instrumentista e professor Thiago Zaidan. Ela acontecerá no Centro Administrativo da Prefeitura, que fica na sede do Parque Estadual da Pedra Selada, na Vila de Mauá. A oficina começa a partir das 14 horas.
De acordo com a presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, o objetivo da oficina, que acontece pelo segundo ano consecutivo na localidade, é levar aos interessados informações sobre a história dos dois instrumentos, além de aperfeiçoar as técnicas dos músicos locais, visando prepará-los para apresentações futuras. Em 2017, mais de 15 músicos participaram da oficina promovida pela Prefeitura. “Com este curso, queremos não só levar mais conhecimento e técnica aos músicos da região de Visconde de Mauá, como também prepará-los para futuras apresentações em público, como a Festa do Pinhão, onde eles poderão mostrar todo o seu potencial. Para isso, disponibilizamos para esta oficina um profissional renomado, que vai saber, como ninguém, orientar esses talentos e extrair deles o seu melhor”, disse a presidente da Fundação.
COMO PARTICIPAR
Para participar do curso, que também tem como propósito resgatar a importância de dois instrumentos musicais populares no Brasil, os interessados devem se inscrever até a manhã desta sexta-feira, dia da oficina, na sede do Parque Estadual, que funciona das 10 às 16 horas.
A viola caipira, também conhecida como viola sertaneja ou viola cabocla, é um instrumento musical de cordas dedilhadas, muito popular no interior do Brasil. Entre os grandes nomes que se destacam na divulgação deste instrumento estão os músicos Almir Sater; o compositor e cantador Chico Lobo; e o arranjador, compositor e professor Ivan Vilela.