Odontomóvel poderá levar serviços odontológicos para bairros de Resende

0

RESENDE

O acesso da população à saúde bucal pode ser facilitado no município. O presidente da Câmara Municipal, vereador Reginaldo Engenheiro Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos), é o autor da indicação nº1.881/202, que solicita à prefeitura a criação de uma van equipada para oferecer serviços odontológicos, o Odontomóvel. O carro teria cadeira odontológica, aparelho de raio-X, fotopolimerizadores para restauração, entre outros recursos necessários para esse tipo de atendimento.

O parlamentar argumenta que o intuito da proposta é levar um serviço completo nessa área para comunidades rurais e de difícil acesso, bem como aos estudantes da rede pública de ensino.

Segundo Reginaldo Engenheiro Passos, a medida vai permitir não apenas o atendimento clínico, mas ações preventivas e orientação. “O odontomóvel poderá ser usado para promover ações educativas nas escolas, como palestras relacionadas à saúde bucal”, complementa.

A mais recente Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE em 2019 e divulgada em setembro de 2020, aponta que apenas 12,9% dos brasileiros têm plano odontológico. O mesmo levantamento constatou que, dentre os 162 milhões de brasileiros acima de 18 anos, 34 milhões perderam 13 dentes ou mais, sendo que 14 milhões perderam todos os dentes. Não obstante, menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos 12 meses anteriores à data da entrevista. Desse universo, apenas 36% das pessoas com renda menor do que um quarto do salário mínimo receberam algum atendimento odontológico.

Cabe destacar que os dados são especialmente alarmantes quando levamos em conta as consequências que os problemas odontológicos podem ter para a saúde como um todo. Segundo estudo do Instituto do Coração (InCor), 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes por problemas cardíacos estão relacionadas a infecções bucais não tratadas.

error: Conteúdo protegido !