Ocupação na rede pública de Volta Redonda em leitos de CTIs é zerada pelo segundo dia consecutivo

0

VOLTA REDONDA

Pelo segundo dia consecutivo, a ocupação de leitos de UTIs da rede pública está em zero por cento. O prefeito Samuca Silva, disse ontem em um programa de rádio que é uma boa notícia e é uma informação relevante. “Não há internação por suspeita de Covid-19 e nem confirmação na rede municipal”, disse ele, frisando que é preciso entender também que, por outro lado, o vírus está forte na cidade, mas sendo controlado. No município, agora são 4.159 casos notificados como suspeitos e 1,1 mil casos confirmados, sendo que 915 pessoas já podem ser consideradas curadas. A cidade teve mais dois óbitos de segunda para terça-feira, dias 15 e 16, respectivamente, totalizando 55 mortes.

Os seis eixos de monitoramento condicionantes para a reabertura das atividades econômicas seguem dentro da meta. O número de casos suspeitos não aumentar mais que 5% por três dias seguidos (4,57% nesta terça); a ocupação de leitos no CTI não ultrapassar 50% (0%); a ocupação de leitos no Hospital de Campanha não ultrapassar 60% (8,67%); o grupo de risco permanecer em isolamento social; uso de máscara é obrigatório nas ruas; além de manter a proibição de qualquer tipo de aglomeração.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, o que se pode analisar diante do percentual de ocupação de 0% nos leitos de UTIs da rede pública é que o grupo de risco tem se cuidado. “Mesmo na iniciativa privada, tivemos ontem (segunda-feira) dez pacientes internados em leitos de UTIs, abaixo do que a média que era 25. Uma boa notícia sob o ponto de vista de casos mais graves. De outro lado, o número de internações nas enfermarias na rede pública está bem próximo da iniciativa privada, o que significa que o vírus está chegando nas periferias”, analisou o prefeito em um entrevista em um programa de rádio.

Segundo informações da prefeitura, o bairro de Volta Redonda com mais casos confirmados é o Retiro (71), seguido de Jardim Amália (44), Santo Agostinho (43), Água Limpa (38), Santa Cruz (30). Os demais têm menos do que 30 casos. Os outros bairros podem ser conferidos no link: https://bit.ly/2Y5IcZF.

DEBATE PARA RETORNO DE ACADEMIAS

Na tarde de ontem o prefeito participou de uma reunião com membros do Ministério Público do Estado do Rio e representantes das academias da cidade. A intenção foi debater o projeto para reabertura gradual das atividades. Também participaram da reunião a secretária municipal de Esporte e Lazer, Patrícia Monlevad, e o Procurador Geral do Município, Augusto Nogueira.

Diversas propostas foram apresentadas. “O município entende que, com rigor, medidas de proteção, limitação de pessoas, podemos reabrir as academias. Isso, é claro, mantendo como monitoramento o avanço dos casos suspeitos e a capacidade de atendimento à população na rede municipal de saúde”, disse o prefeito Samuca Silva.

Ficou definido no encontro que o prefeito fará uma minuta de um decreto liberando o atendimento individualizado nas academias, centro de pilates, estúdios e similares. O decreto vai ser enviado para o Ministério Público para avaliação da promotoria sobre a liberação prévia de atividades individuais.

Até a tarde de hoje, quarta-feira, serão enviados ao Ministério Público estudos técnicos feitos pelos representantes das academias e clubes sociais com as propostas para reabertura das atividades.

O parecer elaborado pelo Corpo Técnico do MP irá basear a manifestação do órgão em uma ação judicial impetrada pela prefeitura de Volta Redonda na 6ª Vara Cível de Volta Redonda. Na ação, o município já apresenta o pedido para reabertura das academias e clubes com regras de monitoramento. “Conseguimos avançar bem durante a reunião. O MP vai analisar os estudos técnicos e, caso o Corpo Técnico aponte como viável, vai se manifestar pela reabertura no processo judicial. Também recebemos como positivo que, caso o Governo do Estado libere essas atividades, o MP seguirá o posicionamento e também vai se posicionar favorável a reabertura”, comentou o prefeito Samuca Silva, ressaltando que na cidade há uma decisão judicial em vigor que não permite academias e clubes de funcionarem.

Deixe um Comentário