Obras para implantação do projeto Farmácia Viva entram em fase de acabamento

0

VOLTA REDONDA

As obras do projeto Farmácia Viva, na Fundação Beatriz Gama, estão em fase de conclusão. O local contará com cultivo de planta medicinal, envolvimento da agricultura local e a produção de remédios fitoterápicos para atender usuários da rede pública de saúde. Os trabalhos estão na etapa de acabamento e os equipamentos em fase de licitação.

“O projeto ficou parado na gestão anterior e foi retomado pela atual administração. A previsão é que em fevereiro a obra acabe e possamos retomar a divulgação e distribuição dos fitoterápicos nas unidades de saúde”, explicou a coordenadora da Área Técnica de Práticas Integrativas da secretaria de Saúde (SMS), Fabíola Angelita Martins, os trabalhos estão na etapa de acabamento e os equipamentos estão em fase de licitação.

Estão sendo feitos trabalhos de acabamentos, piso, revestimento de parede, parte elétrica. Também foram construídas uma sala para recebimento das plantas medicinais, recepção e sala administrativa.

A Farmácia Viva tem uma área total de 273m². Contará também com salas de processamento do fitoterápico, de armazenamento/quarentena, de controle de qualidade, de preparação, e de paramentação, além de área de dispensação, vestiários, sanitários e dois depósitos de material de limpeza. “O objetivo do Farmácia Viva é desenvolver a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares ao SUS, por meio do Arranjo Produtivo Local em plantas Medicinais. E estamos dando continuidade à capacitação dos profissionais de saúde para que o projeto atenda da melhor maneira possível a população”, explicou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Já foram capacitados profissionais de níveis médio e superior (médicos, dentistas, nutricionistas e farmacêuticos), além dos agentes comunitários.

COMO FUNCIONA

A Farmácia Viva é um modelo de farmácia que inclui desde o cultivo da planta medicinal, e aí envolve a cadeia produtiva com a agricultura local, até o produto final que é o fitoterápico, medicamento com plantas medicinais.

O público-alvo será formado por usuários do SUS, por meio da Atenção Primária. O laboratório de beneficiamento será na FBG, e a dispensação nas farmácias das unidades de saúde.

 

Deixe um Comentário