BARRA MANSA
Quem mora ou frequenta a cidade já sabe que a Rua Doutor Mário Ramos está em obras. De acordo com o coordenador de Água e Esgoto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), César Carvalho, a previsão é de que as obras durem por 30 dias.
Segundo o coordenador, duas galerias de águas pluviais foram danificadas com as chuvas intensas que atingiram o município na última segunda-feira, dia 14. “As galerias estão há cerca de oito metros de profundidade, quando as obras foram iniciadas percebeu-se que as duas sofreram danos com as chuvas, portanto, estamos fazendo serviços de escoramento, já fiemos serviços paliativos no sistema de água potável e a companhia de gás na rede deles. A próxima fase é realizar o serviço definitivo nas redes. Caso não haja nenhuma interferência, em 30 dias a obra está concluída”, avalia César, acrescentando que o rompimento da galeria já estaria acontecendo internamente e teria ocasionado os demais transtornos.
De acordo com ele, o Saae está trabalhando com duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira e um grande efetivo de funcionários para que a obra seja entregue no prazo estipulado. “Mas infelizmente também dependemos do tempo. A exemplo da chuva da tarde de quinta-feira, dia 17, quando tivemos que interromper os serviços. Portanto, peço a compreensão de todos, estamos fazendo uma obra muito importante e em tempos de chuva”, destaca.
fluxo de veículos alterado
Com o fluxo de veículos alterado devido a obras para reparar o rompimento de uma rede pluvial, a Rua Doutor Mário Ramos, no Centro de Barra Mansa, recebeu um reforço na sinalização a fim de melhor orientar motoristas e pedestres. A Secretaria de Ordem Pública destaca que o tráfego está completamente interrompido entre o trevo de acesso à via e o posto de combustíveis, onde os trabalhos da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Saae acontecem.
Já entre a Avenida Joaquim Leite e a Rua José Maria da Cruz, o fluxo segue em mão dupla. A rua está interditada desde o fim da tarde de segunda-feira, 14, quando parte da via desabou devido ao rompimento de uma galeria de água, que arrebentou tubulações e fez parte da calçada de um estacionamento particular ceder.
De acordo com o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, o efetivo da guarda municipal está trabalhando basicamente por 24 horas no local. “Mas é preciso que a população entenda que esses guardas se locomovem, se deslocam para informar, orientar e também para chamar atenção daqueles que não respeitam a sinalização e as orientações. Os pedestres, motociclistas acabam colocando a própria vida em risco”, destaca o secretário.
Ainda de acordo com ele, um painel explicativo será instalado na saída da Dutra alertando os motoristas sobre as obras. “Hoje, fizemos um teste na Avenida Joaquim Leite, com uma faixa de desvio. Pedimos a paciência da população, pois uma obra dessa grandiosidade leva tempo, pedimos que sigam e respeitem as instruções para o bom andamento do fluxo na cidade”