RESENDE
O Centro Tecnológico, que vai concentrar cursos profissionalizantes e atividades voltadas à inovação, começa a sair do papel. O prefeito Diogo Balieiro Diniz anunciou nesta terça-feira, dia 4, que a obra que será construída por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) já foi licitada pelo Governo do Estado. A cidade faz parte de um seleto grupo de oito municípios escolhidos para receber os primeiros centros tecnológicos do estado do Rio de Janeiro.
Diogo recebeu, na segunda-feira, dia 3, a visita do subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Sergio Costenplate. Ele veio verificar a documentação necessária para o início das obras. Ao todo, oito municípios foram escolhidos para receber o Centro Tecnológico. São eles: Resende, Nova Friburgo, Itaperuna, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Angra, Cabo Frio e Duque de Caxias. As áreas de atividades estimuladas e priorizadas em cada município vão variar de acordo com a vocação econômica de cada um deles.
O Centro Tecnológico será construído no bairro Jardim Aliança II, em um terreno com mais de cinco mil metros quadrados. O prédio vai oferecer formação para o desenvolvimento científico e tecnológico, além de desenvolver startups, realizar parcerias com o setor produtivo e oferecer aulas práticas na área científica para alunos já no ensino básico da rede municipal. “Resende foi um dos oito municípios do estado do Rio selecionados para receber uma unidade moderna e avançada, que vai oferecer formação para o desenvolvimento científico e tecnológico, além de desenvolver startups, realizar parcerias com o setor produtivo e oferecer aulas práticas na área científica para alunos já no ensino básico da rede municipal”, disse o chefe do Executivo.
Diniz contou ainda que o início da construção do Centro Tecnológico está previsto para o próximo mês. “O subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Sergio Costenplate, veio pessoalmente tomar conhecimento sobre a documentação necessária. Ele verificou vários documentos, entre eles, licenças ambientais e alvará da obra, para a construção do futuro Centro Tecnológico de Resende, que será feito por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Resende. A obra já foi licitada pelo Governo do Estado e está prevista para começar até o fim de fevereiro”, informou o prefeito, agradecendo ao Governo do Estado mais uma parceria. “Gostaria de agradecer ao secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho, ao subsecretário Sergio Costenplate, pela visita e pela agilidade para avançar com essa grande novidade, e também ao governador Cláudio Castro, pela parceria e por manter a atenção no desenvolvimento da nossa região”, destacou Diogo.