RESENDE
A Prefeitura de Resende iniciou nesta quarta-feira, dia 14, uma nova etapa das obras de drenagem no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade. Esta fase do projeto tem como principal objetivo ampliar as redes pluviais, solucionar os problemas recorrentes de alagamento e realizar a separação entre as redes de esgoto e de águas pluviais, evitando o lançamento de dejetos in natura no Rio Paraíba do Sul. O prefeito Tande Vieira e o vice-prefeito, Davi de Jesus, o Davi o Esporte acompanharam a interdição da Rua Coronel Brasiel para execução das obras.
Para garantir a segurança e a qualidade na execução dos serviços, a Rua Coronel Brasiel será interditada a partir desta quarta. Com isso, o trânsito da região será temporariamente alterado: as ruas Nilo Peçanha, Luiz Pistarini e Alfredo Whately terão os sentidos de circulação invertidos para permitir o desvio dos veículos. A Rua Nilo Peçanha dará acesso direto a um trecho da Coronel Brasiel, facilitando o fluxo local.

Prefeitura fez mudanças no trânsito e no ponto de ônibus da praça para realização das obras – Rafael Oliveira/PMR
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Thomas Elson Landim, a intervenção é fundamental para reduzir os impactos causados por fortes chuvas, que frequentemente provocam alagamentos no bairro.
“Para que a obra seja realizada, alguns transtornos são sentidos, porque precisamos fechar algumas ruas e mudar o fluxo de outras. No entanto, ela é muito necessária para que os impactos sejam sentidos a curto e longo prazo”, explicou o secretário.
A prefeitura destaca que os estacionamentos localizados no trecho em obras não terão suas operações alteradas e poderão continuar funcionando normalmente. Para acessá-los, os motoristas devem utilizar a Rua Nilo Peçanha.
Mudanças
Mudanças no transporte público também foram anunciadas: o ponto de ônibus localizado próximo à Praça da Bandeira (Praça do Trenzinho) ficará inativo durante o período das obras. A alternativa para os passageiros será o ponto situado na Avenida Marechal Castelo Branco, ao lado da loja Casa e Vídeo.
Durante a execução dos serviços, a prefeitura instalou placas de sinalização e contará com o apoio da Guarda Civil Municipal, que atuará no local orientando motoristas e pedestres, a fim de garantir segurança e fluidez no tráfego.
As obras já foram concluídas em outras vias importantes do bairro, como as ruas Nicolau Rizzo, Alfredo Whately e Henrique Sivori, que passaram por intervenção de drenagem, ampliação da tubulação, pavimentação e nova sinalização viária.