As obras de ampliação do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, localizado no bairro Jardim Jalisco estarão entrando nos próximos dias na fase de fundação. Com a obra, a unidade hospitalar vai ganhar um novo Centro Cirúrgico e novos leitos. A ampliação está sendo realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Resende e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A obra está orçada em R$ 7.092.616,91.
O Hospital Municipal de Emergência terá um novo Centro Cirúrgico com cinco salas, sendo que três já existiam e serão transferidas para este novo local, e haverá criação de mais duas. Além disso, o Centro Cirúrgico antigo será transformado em um novo local de internação com previsão de 20 a 25 novos leitos. Assim, possibilitará o aumento da capacidade de internação e os números de cirurgias serão dobrados.
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, as intervenções iniciaram em janeiro, quando foi feito todo o isolamento da área, da placa e remoção de intertravados. “A obra de ampliação do Hospital de Emergência começou pela construção do novo Centro Cirúrgico, que ficará no antigo espaço do depósito, para que o Centro Cirúrgico atual seja transferido para o novo local. As paredes do depósito foram demolidas”, disse o secretário de Obras, Thomas Elson Pereira Landim, informando que a previsão é de que nas próximas semanas sejam iniciadas a obras de fundação. “Após o término da demolição, os trabalhos estarão voltados para preparo do terreno onde será construída a nova guarita e estacionamento das ambulâncias para conservação dos veículos da chuva e do sol”, complementou
No cronograma também está previsto a criação de um almoxarifado e um arquivo em cima do novo Centro Cirúrgico.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz, que acompanha as obras, disse que a ampliação do Hospital Municipal de Emergência era muito aguardada. “A saúde pública de Resende já é referência em nossa região e também pode ser considerada no estado do Rio de Janeiro, com atendimentos de urgência e também nas unidades de saúde da atenção básica. E durante a pandemia, a unidade hospitalar e o setor de imunização tiveram seus papéis fundamentais para se tornar uma referência. Desde o início da atual minha gestão, ainda em 2017, o município vem recebendo diversas obras de reforma, construção e ampliações de várias unidades de saúde. Além de importantes investimentos que proporcionam serviços com mais qualidade e com profissionais capacitados para atender os moradores”, enfatizou o chefe do Executivo.
O secretário de Saúde, Jayme Neto, ressaltou que a ampliação da unidade hospitalar vai aumentar a capacidade de atendimento, possibilitando ainda mais qualidade nos serviços prestados à população.