ITATIAIA
A terceira fase das obras de recuperação e restauração da BR 485, estrada que leva ao Parque Nacional do Itatiaia, também conhecida como Avenida Wanderbilt Duarte de Barros, foi iniciada na semana passada. Nessa fase o serviço abrange a área urbana que vai desde a Ponte do Conora até a entrada da Avenida.
A obra está sendo realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do CREMA – Contrato de Restauração e Manutenção, que é desenvolvido a partir do Programa de Restauração e Descentralização de Rodovias Federais.
De acordo com o secretário de Obras do município, Carlos Alberto de Barros Soares, no momento a empresa responsável pela obra está trabalhando na colocação de meios fios e canaletas. “Nesta terceira etapa o serviço contará com 2,5 km de extensão e 10 metros de largura da pista”, explica o secretário.
A obra de recuperação e restauração da BR – 485 teve início em junho do ano passado e foi dividida três etapas, sendo a primeira o trecho da portaria do Parque Nacional do Itatiaia até a ponte do Conora e a segunda, da estrada dentro do Parque Nacional. Toda a obra está orçada em R$ 7.185.956, 64. O serviço prevê obras de drenagem, o recapeamento e um novo asfalto em algumas partes, além do processo de manutenção e conservação. “As obras estão vindo de dentro do Parque Nacional em direção a parte urbana da cidade. Toda ação realizada é um trabalho técnico que está pensando também na captação das águas pluviais. Essa é uma obra de dois anos e tem todo um parâmetro que prevê a drenagem, o recapeamento e um novo asfalto em algumas partes”, explicou o secretário, destacando que a obra sem dúvida é de extrema importância para a cidade de Itatiaia. “É um trecho que esteve vários anos sem nenhuma manutenção, sem esse padrão de tecnologia”, frisou o secretário,
Conclusão em três anos
Com extensão inicial de 9,6km, todo o trecho da BR-485 será recuperado em até três anos, sendo que neste primeiro ano a obra será entregue e nos dois outros anos será feito a manutenção e conservação do trecho recuperado.