Obras da Casa do Trabalhador em Volta Redonda entram na reta final

0

VOLTA REDONDA
Já está em fase final a obra da sede da Casa do Trabalhador, em Volta Redonda. Os trabalhos devem ser concluídos até a próxima segunda-feira, na Subprefeitura do Retiro. Trata-se de programa do Governo do Estado que tem o objetivo de implementar políticas de trabalho e emprego, geração de renda, estimulando a formação e a qualificação dos cidadãos. De acordo com o coordenador da Subprefeitura, Jorge Ricardo Silva, o Jorginho, a Secretaria de Ação Comunitária (Smac) está dando o apoio logístico e material.
O local já recebeu as divisórias e móveis para criação dos novos espaços, além de pintura nova. Também estão sendo feitas instalações dos pontos de eletricidade e informática. Serão construídas salas de aula, de informática, duas de atendimento reservado, de coordenação, além de recepção e outras áreas. No total, serão 25 funcionários para atender as pessoas que procurarem pelos serviços da Casa do Trabalhador.
Entre os benefícios da Casa do Trabalhador, destacam-se o desenvolvimento de ações de apoio ao trabalhador, através do alinhamento entre a qualificação profissional e as demandas locais e a posterior oferta de serviços como orientações sobre primeiro emprego, estágio, elaboração de currículo, atendimento ao jovem trabalhador, atendimento à mulher trabalhadora, entre outros. Para isso, são feitas parcerias com instituições formadoras de ensino, ministradas palestras e oferecidos diferentes cursos de qualificação profissional.
CONVERSA COM O SECRETÁRIO DE TRABALHO
O prefeito Antonio Francisco Neto destacou sobre a conversa que teve com o secretário de Trabalho do Estado, junto com o vereador Jorginho Fuede, dois meses atrás. “Ele me incumbiu de dar andamento às ações, no sentido de implantar esse programa no nosso município”, informou Jorginho, citando que foi feito contato com a direção do programa e, no fim de dezembro passado, foram definidas a estrutura e a localização.
Neto lembrou que é mais um reforço que o governador Cláudio Castro, por meio do secretário de Estado de Trabalho e Renda, Patrique Welber, está trazendo para o município. “Temos constantes saldos positivos na geração de emprego e a Casa do Trabalhador vem para incentivar, fomentar cada vez mais essa geração”, frisou o prefeito.
Já Jorginho lembrou que no início deste mês de janeiro, procurou o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco. “Ele prontamente abraçou a ideia, e determinou à sua equipe que cuidasse dessa montagem, dando apoio logístico e material”, concluiu.