>
728x90 vacina (1)

Obra de reforma da escola para alunos com deficiência intelectual, em Volta Redonda, está na reta final

Por Tânia Cruz
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA
A Escola Municipal Especializada Prof.ª Dayse Mansur da Costa Lima, localizada no bairro Jardim Paraíba, em Volta Redonda, está na fase final de sua reforma. O espaço, mantido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e que atende a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência intelectual, está sendo revitalizado e passando por ajustes finais, para que a melhoria seja concluída e entregue em breve à comunidade escolar. “Assim como estamos promovendo em outras unidades de ensino, a Dayse Mansur também está recebendo uma série de melhorias para tornar o ambiente escolar mais confortável e adequado para os profissionais e alunos, principalmente quando se trata de estudantes com deficiência. O acesso a uma educação de qualidade é direito de todos”, destacou o secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré.
REFORMA GERAL
De acordo com o Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban-VR), que fiscaliza a obra, foi feita reforma geral do telhado da unidade de ensino, assim como da cobertura da área de recreação. O espaço também ganhou pintura geral (interna e externa), incluindo as salas de aula, corredores, fachada, entre outros serviços. “Atualmente a escola Dayse Mansur atende 73 alunos com autismo e com transtornos afins, na faixa etária de 6 a 16 anos de idade, em dois turnos: manhã e tarde. E oferece transporte escolar aos alunos matriculados”, explicou Elizabeth Melo, que é chefe da seção de Educação Especial da SME.
Dentre as atividades oferecidas, destacam-se: estimulação; lazer; jogo em grupo; escolaridade; Atividades de Vida Diária (AVD); Atividades de Vida Prática (AVP); atividades psicomotoras; educação física/academia; passeio pedagógico/social; culinária; atendimento individual aos pais; grupo de pais; informática; história/teatro; audiovisual; pátio orientado.
UNIDADE TRABALHA COM DUAS METODOLOGIAS
Na Escola Dayse Mansur são utilizadas duas metodologias no ensino. Uma delas é o Programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and other related Comunication handicapped Children), que trabalha com os princípios da organização, rotina, tarefas estruturadas, eliminação de estímulos concorrentes e controle de comportamento.
A unidade também faz uso do Currículo Funcional Natural. “A palavra ‘Funcional’ se refere à maneira de como os objetivos educacionais são selecionados e trabalhados; e a palavra Natural diz respeito aos procedimentos de ensino ‘mais naturais possíveis”, que estão relacionados à vida do aluno e que serão úteis para sua vida em sociedade”, explicou Elizabeth.
A escola conta em sua equipe com diretora-geral e diretora-adjunta; supervisora educacional; professores regentes de classe, professores de Educação Física, auxiliares de educação, auxiliares de serviços gerais e merendeiras.


você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos