O valor e o cuidado da amizade e da intimidade

0

Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Bramirá o leão no bosque, sem que tenha presa? levantará o leãozinho no covil a sua voz, se nada tiver apanhado? Cairá a ave no laço, em terra, se não houver laço para ela? levantar-se-á o laço da terra, sem que tenha apanhado alguma coisa? Tocar-se-á a buzina na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, e o Senhor não o terá feito? Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Deus, quem não profetizará? (Amós. 3.3-7)

A intimidade com o Senhor é uma boa coisa para os que lhe dão valor e se portam convenientemente. Moisés foi o homem que mais se aproximou de Deus. Diz a bíblia que Ele falava com Deus como a uma pessoa próxima; de rosto a rosto. (Exodo 33.11).

Intimidade é aproximação, é afeição, é liberdade de interação. Contudo, a liberdade não dá direito a libertinagem; ao abuso. Muito pelo contrário, quem tem intimidade com alguém tem o dever de zelar, honrar, respeitar, reverenciar para que não perca essa intimidade.

Deus sempre buscou intimidade com o homem. Adão quando pecou perdeu a aproximação com Deus. Mas Deus o procurou: Adão onde estais? Adão não entendeu que Deus o estava procurando para lhe ajudar. E de pronto Adão acusou Deus; que mulher que Deus lhe tinha dado o fez pecar…(Gn 3)
Quando temos intimidade com alguém conhecemos os seus segredos. Deus tinha um amigo chamado Abraão, e quando Deus ia para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra por causa da vida de pecado que aquela população cultivava.
Deus passou na casa do seu amigo e lhe fez saber o que iria fazer. Pelo que Abraão ponderou dizendo que Deus é o Juiz de toda terra, deveras fará justiça, não destruindo se por acaso naquela cidade tivesse dez pessoas justas. E não tinha. E Deus as destruiu com fogo e enxofre. (Gn 18.7).
Por três anos Jesus andou com seus discípulos e abrindo a porta da Sua intimidade, Jesus resolveu ter aqueles discípulos como seus amigos e não servidores d’Ele… (João 15.15)

Paulo ensina aos cristãos buscar intimidade com Deus, chamando-O de paizinho… (Rm 8.15) Que prazeroso é uma criança ou mesmo adulto chamar seu genitor de papai!.

Quem tem intimidade com Deus têm mais comunhão com Ele. Vive na presença dele. (Gl 5.16). Conhece a vontade d’Ele. (Jo 10.14).

Jesus instituiu o culto de Santa Ceia. Chamando seus discípulos á comunhão a comer e beber com Ele. Para que se lembrassem do Seu sacrifício nos dois elementos: O pão e o vinho. (Lc 22.15-18).

Se a intimidade é algo precioso, devemos ter cuidado em ter intimidade com qualquer um, senão com aquele que merece a nossa confiança.
Uma vida matrimonial é prazerosa quando existe intimidade do marido com a sua mulher e vice e versa. Nada deve ser escondido; mas ter um relacionamento de confiança e harmonia.

Quando os filhos têm intimidade com seus pais, eles têm liberdade de contar seus problemas, anseios e sonhos e com isso, terão segurança e ajuda…
São Paulo ensina como ter uma vida de harmonia com todos: Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos. A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12).

Pr. José Edson

Assembleia de Deus

Av. Pres. Kennedy 1502 Barra Mansa – RJ

 

 

Deixe um Comentário