O risco de ser conservador

0

Pra quem já tem uma reserva acumulada, por menor que seja já passou pela experiência de escolher onde investir. Na hora de avaliar as opções, muitas das vezes esbarraram com ótimas rentabilidades, mas rejeitamos sem nem pesquisar pelo fato daquele investimento oferecer algum risco. Ao longo dos meus dez anos de profissão, a frase que eu mais ouvi foi ‘prefiro ganhar pouco a correr o risco de perder’.

É claro que ninguém faz sacrifícios para guardar dinheiro esperando que ele evapore, mas é importante saber que existe uma ofensora muito silenciosa que pode reduzir o poder de compra da sua reserva, sem que você perceba. Estamos falando da inflação. Se o seu rendimento líquido é menor que o aumento dos preços, significa que também perdeu dinheiro. Algumas vezes, para superar este objetivo, é necessário agregar algum risco no portfólio de investimentos.

Richard Thaler, atual vencedor do prêmio Nobel de economia, descreveu em sua tese essa angústia que acompanha muita gente na hora de escolher suas aplicações. Na possibilidade de ganhos maiores, mas também de um risco maior, focamos apenas na possibilidade de fracasso o que tendência à escolha pela opção mais segura. Quantos investidores seguem presos a poupança ou a outros investimentos com rendimento muito baixo porque deixam de ver o risco como algo possível, e passam a encará-lo como algo totalmente provável?!

Estamos vivendo um momento econômico não muito favorável para os investidores de perfil conservador. Temos hoje a menor taxa de juros da história, a Selic chegou a 6,5% ao ano. Isso significa que a poupança rende aproximadamente 0,37% ao mês e o CDI, sem o imposto de renda, em torno de 0,45%. Mas enquanto observamos rendimentos tímidos da renda fixa, esse movimento dos juros tende a aquecer a economia criando boas oportunidades em outras classes de investimentos mais arrojadas.

Se você tem um horizonte mais longo, congelar seu dinheiro na rentabilidade da poupança, com certeza não é a melhor opção. O que faz você superar a aversão à perda é o conhecimento. Pesquise a fundo sobre os investimentos que te forem sugeridos, assim vai poder fazer escolhas cada vez melhores.

Deixe um Comentário