O que é ‘depressão sorridente’ e por que ela é tão perigosa

0

BARRA MANSA

Costumamos pensar que um sorriso é indicativo de felicidade, certo?Há pessoas, entretanto, que são capazes de sorrir, viver momentos alegres e, ainda assim, nutrir sentimentos suicidas. Chamada ‘depressão sorridente’, um termo crescente na internet e não comum entre a psicologia e a psiquiatria, mas é a depressão típica, como explica o psicólogo Renan M. Souza.

É difícil identificar aqueles que sofrem da doença exatamente porque os sintomas são frequentemente mascarados por falsas demonstrações de felicidade e porque, muitas vezes, são pessoas sem motivo aparente para estarem deprimidas: têm um trabalho, uma casa, amigos e até cônjuge e filhos. Alguns dos sintomas, contudo, podem nos ajudar a detectar quando alguém (ou nós mesmos) está deprimido, ainda que dê mostras pontuais de felicidade.

De acordo com o profissional, a dificuldade de se perceber que uma pessoa que aparentemente se encontra bem está com depressão faz da doença ainda mais perigosa. “A maioria das pessoas mascara a depressão, os sintomas ficam camuflados, é bem comum estar depressivo e ninguém saber. Além disso, as pessoas tem dificuldade em entender que estar passando por uma depressão, é preciso ficar em alerta aos sintomas e buscar ajuda”, destaca.

Depressão, ansiedade, TOC, Síndrome do Pânico, entre outros transtornos psicológicos são detectados através da alteração do que é ‘nornal’. “A própria pessoa e quem estiver ao seu redor observam sinais. Quando alguém começa a ficar diferente e fica duradouro é sinal de alerta”, citou.

SINTOMAS

Eles variam de uma pessoa para outra, mas alguns são chave:

Uma melhora temporária do estado de ânimo – provocada, por exemplo, pela chegada de boas notícias, da mensagem de um amigo ou elogio do chefe – seguida de uma recaída;

Aumento do apetite e ganho de peso;

Dormir por longas horas e, ainda assim, sentir sono durante o dia (enquanto outros tipos de depressão fazem as pessoas dormirem menos);

Sensação de torpor e peso nos braços e nas pernas em vários momentos durante o dia;

Maior sensibilidade a críticas e rejeição, que pode afetar as relações pessoas e de trabalho.

 

 

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !