Nutricionista dá dicas de como ingerir mais água no dia a dia

0

BARRA MANSA

Todo mundo já sabe: Ingerir água diariamente é necessário para o corpo, certo? Estima-se que, todos os dias, perdemos cerca de dois litros de água ao transpirar, urinar, respirar e realizar outras atividades; por isso, é fundamental repor a mesma quantidade de líquido.

De acordo com a nutricionista Rafaela Rocha, além disso, a ingestão de água traz diversos benefícios: promove a regulação da temperatura corporal, a limpeza do trato urinário, a facilitação da digestão, a absorção de nutrientes e a renovação celular. “Apesar de tantos ganhos, nem todos têm o hábito de beber água, muito menos na quantidade recomendada. Mas alguns alimentos e atitudes podem ajudar a contribuir nesse somatório saudável”, destaca a nutricionista.

Consumir frutas com alta quantidade de água

Melancia, morango, laranja, abacaxi, melão, acerola kiwi: frutas com altas quantidades de água em sua composição. “O kiwi, por exemplo, tem 84% de água; a laranja, 89%; e a melancia, 92%. Isso, é claro, sem falar nas vitaminas e nutrientes embutidos nesses alimentos”.

Trocar o café pelo chá

O cafezinho faz parte da rotina da rotina da maioria das pessoas: ao acordar, após o almoço, no meio da tarde e assim por diante. Mas que tal tentar substituí-lo pelo chá? Os chás verde, preto e mate são grandes aliados de quem tem o costume de consumir cafeína.

Aumentar o consumo de salada

Isso porque alimentos como rabanete, cenoura e tomate são extremamente ricos em água: o tomate, por exemplo, tem em sua composição 95% do líquido.

Saborizar a água

Dá para fazer com frutas (limão, laranja e frutas vermelhas são as mais populares para a mistura)  ou com folhas, como menta e hortelã. “A água saborizada é uma ótima ideia para aumentar o consumo do líquido por causa do gostinho refrescante, que é um incentivo extra para quem não tem o costume de se hidratar”.

Baixar um aplicativo que te lembre de beber água

Use a tecnologia a seu favor: aplicativos como o Beber Água, disponível para iOS e Android, enviam notificações com lembretes para o consumo de água. O próprio usuário define horários e quantidade a ser ingerida.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !