Número de fechamento de MEI cai segundo análise no país

0

SUL FLUMINENSE

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o número de Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas (MPE) abertas apresentam sinais de recuperação em formato de V em quase todos os estados do Brasil. Os dados constam de análise do Sebrae, com base em informações da Receita Federal. O levantamento apresenta recorte de aberturas e encerramentos de MEI e MPE em todos os estados.

Em janeiro de 2020, todos os estados brasileiros apresentaram quantidades de MEI abertos superiores aos mesmos períodos de 2018 e de 2019. Esse movimento também foi observado no mês de julho, quando a categoria mostrou crescimento e sinais de recuperação pós-pandemia. “Os pequenos negócios são o motor da economia e para superar a crise provocada pela pandemia do coronavírus, o país precisa contar com a força desse segmento”, comentou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Já em relação a análise do fechamento de micro e pequenas empresas, o levantamento mostra que, basicamente, todos os estados e o Distrito Federal estabilizaram seus quantitativos, quando comparado com os números pré-pandemia (2018 e 2019).

MEI NO ESTADO

O número de MEI ultrapassa a marca de 10 milhões de empreendedores no país. No Rio de Janeiro, os municípios com maior número de microempreendedores individuais abertos são: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói.

De acordo com o Portal do Empreendedor, o estado tem mais de 1,3 milhões de microempreendedores individuais. Na região Sul Fluminense, são quase 90 mil MEI, divididos nas cidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Paraíba do Sul, Parati, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Resende, Três Rios, Valença e Volta Redonda. A cidade do Aço liderava o ranking regional com aproximadamente 17 mil MEI, seguida de Barra Mansa e Angra dos Reis.

Deixe um Comentário