RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza neste sábado, dia 5, a cerimônia de entrada dos novos cadetes pelo Portão Monumental. Neste ano, 421 alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), de Campinas, em São Paulo, vão passar pelos portões da Academia. A solenidade acontece às 9 horas, na Esplanada Ministro Dutra. Devido à pandemia do da Covid-19, a cerimônia, será restrita aos alunos e convidados.
O comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), o general de Brigada, Paulo Roberto Rodrigues Pimentel estará recepcionando os alunos, além das autoridades e os convidados. Entre eles, o comandante da EsPCEx, coronel Flávio Moreira Mathias, prefeito de Resende, Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, o presidente da Câmara Municipal, o vereador da Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos.
A solenidade, realizada desde 1944, é caracterizada pela passagem dos recém chegados ao Corpo Discente da Aman pelo portão dos Novos Cadetes, ao lado da entrada principal. A entrada só é aberta uma vez por ano, sempre pelo cadete mais jovem. Este portão só é aberto uma vez por ano, sempre pelo Cadete mais jovem. Este ano, Kayo Gabriel dos Santos Mendes, de 18 anos, terá a honraria de ser o Claviculário.
Ao passarem pelos portões, os 421 alunos da Turma Dom Pedro II receberão o título de Cadete. Em seguida, iniciarão o Curso Básico, permanecendo na Aman até o ano de 2025, quando serão declarados Aspirantes a Oficial. Dos 421 alunos, 372 são homens, 38 são mulheres, todos do Brasil e 14 de Nações Amigas, todos do segmento masculino, sendo três da República dos Camarões, três da República do Senegal, dois da República da Namíbia, dois da República Socialista do Vietnã, dois da República Cooperativa da Guiana, um da República do Paraguai e um do Estado Plurinacional da Bolívia.
A marcialidade da tropa garantida durante a cerimônia é resultado de muito treinamento, desde que os alunos chegaram a Aman, no último dia 23.