PORTO REAL/RIO DE JANEIRO
Juan Pablo, novo Subsecretário Estadual de Proteção e Bem-estar Animal participou no último dia 18 de uma reunião realizada pela Comissão de Proteção e Defesa Animal na Assembleia Legislativa do Estado.
Nesse encontro, o Subsecretário Juan Pablo apresentou um panorama das principais ações a serem desenvolvidas pela pasta, incluindo iniciativas importantes como: continuidade do atendimento veterinário, fiscalização, promoção da guarda responsável e ainda a distribuição de Carteiras de “Cão de Suporte Emocional”, não só na capital como também em todo interior do Estado.
Juan Pablo também dialogou com os parlamentares sobre desafios atuais e perspectivas para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, reforçando o compromisso da Subsecretaria com a transparência, suporte no controle, prevenção e erradicação de doenças, apoiando programas e projetos de defesa e bem-estar animal.
A participação do Subsecretário contribuiu para o fortalecimento do trabalho conjunto entre o Poder Executivo e o Legislativo na construção de estratégias que assegurem melhores condições de vida para os animais em todo o estado.
Ficou pactuado implantação de ações no sentido de promover uma Campanha Estadual de adoção animal responsável, tendo como premissa o diálogo permanente com foco no impacto social e real construindo cronograma em conjunto com o nome sugerido de: “Adote com Responsabilidade – Rio que Cuida”.
Juan Pablo disse que os principais eixos serão: adoção responsável, divulgação, integração com ONGs e protetores independentes, plataformas de adoção, educação, conscientização sobre guarda, abandono e castração.
Juan Pablo aponta benefícios que fortaleceram ambas as instituições, ampliando as ações do RJPET, dando maior visibilidade, aproveitando toda capilaridade territorial, articulação municipal e credibilidade da ALERJ.
Juan Pablo menciona que campanhas permanentes podem despertar o desejo das pessoas na adoção consciente para levar um animalzinho de estimação para casa, destacando ainda que a convivência com um animal de estimação traz diversos benefícios à saúde física e mental, como diminuição de estresse, da solidão aumentando a carga de atividade física, melhorando a auto estima e até mesmo um auxílio para superar o luto, depressão e ansiedade.
Para obter a certificado de Cão de Suporte Emocional emitido pela Secretaria de Saúde do Estado deve-se encaminhar RG, CPF, Laudo Médico com CID, Comprovante de Residência, Comprovante de Vacinação e Adestramento para o e-mail: [email protected]. A Lei Estadual 9.317 / 2021 garante o direito de acompanhar o tutor em locais públicos.