Novo mutirão do Hospital São João Batista realiza cirurgia pulmonar

Lobectomia superior foi realizada no último sábado, dia 13, dia em que a unidade também atendeu pacientes do setor de ortopedia

Por Tânia Cruz
novo mutirão do hospital são joão batista realiza cirurgia pulmonar divulgação pmvr

VOLTA REDONDA
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, prossegue com os mutirões de cirurgias durante finais de semana e feriados, incluindo procedimentos de maior complexidade. No último sábado, dia 13, a unidade realizou quatro cirurgias, incluindo uma lobectomia superior do pulmão direito.
Realizada pela drª. Anna Carolina e o Dr. Bruno, a lobectomia superior é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do lobo superior de um dos pulmões, sendo que existem três no pulmão direito, e outros dois no esquerdo. A cirurgia é indicada principalmente para tratar doenças como câncer de pulmão no estágio inicial, infecções pulmonares graves que não respondem a tratamento clínico, enfisema e bronquiectasias.
Sua finalidade é remover o lobo afetado para eliminar tumores, infecções ou áreas danificadas, preservando o restante do órgão para manter a função respiratória. A cirurgia pode ser feita por métodos tradicionais ou minimamente invasivos, como videotoracoscopia.
No setor de ortopedia, o dr. Flávio Reis – que também é diretor-médico do HSJB – atendeu a três pacientes, com idades entre 19 e 65 anos, que passaram por osteossíntese de fratura de tornozelo esquerdo, osteossíntese de fratura de rádio distal esquerdo e artroplastia total de quadril esquerdo.
Os mutirões de cirurgias do Hospital São João Batista têm sido fundamentais para ampliar o acesso da comunidade aos procedimentos médicos. Com essa ação, o HSJB consegue aumentar o número de atendimentos, beneficiando tanto pacientes que aguardam cirurgias eletivas quanto aqueles que precisam de intervenções urgentes. Como referência em pronto atendimento, o hospital garante mais agilidade e qualidade nos serviços prestados, reforçando seu papel essencial para a saúde da população de Volta Redonda. “É muito importante diversificar os atendimentos realizados nos mutirões. Parabenizo, mais uma vez, os profissionais que ajudam a fazer a saúde de nossa cidade uma referência para todo o país”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos