Novo Documento Curricular é entregue Conselho Estadual de Educação

0

Sul Fluminense

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) entregou ao Conselho Estadual de Educação (CEE), o Novo Documento Curricular do Estado do Rio de Janeiro para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. O Documento, entregue antes do prazo marcado para 31 de dezembro, é alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conta com as dez competências mínimas que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a Educação Básica, e que as redes de ensino do Rio de Janeiro  tanto públicas como privadas, deverão utilizar como referência.

O Novo Documento  foi elaborado em conjunto por professores das redes estadual e municipais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e foi amplamente debatido em seis Seminários Regionais, realizados em Queimados, Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Niterói, Sumidouro e Piraí.

De acordo com o de Estado de Educação, Wagner Victer, a  proposta entre outras metas  antecipará em um ano o processo de alfabetização de alunos e define, por exemplo, que disciplinas como Geografia e História devem abordar também o contexto regional onde a escola está localizada. “É inadmissível, por exemplo, que um aluno que estude em um bairro da capital, como a Ilha do Governador, não aprenda e não conheça a história e geografia do local. O mesmo valerá para escolas de todas as regiões do estado em especial as históricas, como Petrópolis, Vassouras, Paraty e até cidades da Baixada Fluminense e da Região dos Lagos. O novo Documento ajudará a formar a cidadania e fazer com que os jovens cheguem mais preparados no Ensino Médio”, declara.

Após aprovação do Documento, os professores da rede pública, tanto estadual como municipal, receberão capacitação a respeito da nova BNCC. A proposta também vai reorientar a formação desses docentes nas universidades e nas escolas que ofertam cursos de Formação de Professores (Curso Normal).

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !