Novo diretor da Defesa Civil de Resende explica a vereadores ações de combate a enchentes e deslizamentos

0

RESENDE

O novo diretor da Defesa Civil do município, Flávio Germano, esteve reunido, na segunda-feira, com os vereadores na sede do Legislativo, situada na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico da cidade. Durante o encontro, Germano, disse que a Defesa Civil pretende focar suas ações de combate às enchentes e deslizamentos na prevenção.

O intuito do encontro foi expor a situação da cidade no que diz respeito a desastres naturais e os planos do órgão para minimizar e evitar esse tipo de problema.

Segundo Germano, a cidade é dividida em 91 bairros, sendo que 27 deles sofrem com risco de alagamento. Ele afirmou que o órgão conta hoje com 11 profissionais e que tem na falta de estrutura um de seus desafios. A Educação Ambiental, de acordo com o diretor da Defesa Civil, é um dos principais fatores para que a cidade alcance bons resultados no enfrentamento de emergências e calamidades públicas. “Pretendemos atuar também junto às lideranças dos bairros, mostrando a importância do descarte adequado do lixo e de não desmatar a mata ciliar”, exemplificou o diretor, ressaltando que o órgão pretende implantar um plano de emergência nas escolas, realizar simulações em repartições públicas, organizar e executar campanhas preventivas e educativas, entre outras ações. Ele informou ainda que planeja trabalhar pela criação de um comitê regional de Defesa Civil, para a troca de experiência e informação entre as cidades do Sul Fluminense.

Ao final da apresentação, os vereadores fizeram perguntas e sugestões a Germano e aos demais representantes da Defesa Civil que participaram do encontro. O vereador Renan Marassi (PPS) sugeriu que a população fosse incentivada a entrar em contato com o órgão para denunciar a existência de bueiros entupidos. Já o vereador Reginaldo (PSB), alertou para a falta de conhecimento dobre o uso de extintores de incêndio nas escolas.

Deixe um Comentário