ESTADO
O novo comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), tenente-coronel Marcelo Corbarge, foi agraciado, na quarta-feira, dia 18, com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A condecoração foi entregue pelo deputado estadual Renan Jordy (PL), defensor atuante das forças de segurança na Casa Legislativa.
A cerimônia aconteceu no próprio batalhão, onde o parlamentar destacou a importância da tropa de elite para a segurança pública fluminense. “Destruir ou derrubar o BOPE é falir as instituições públicas e a Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro”, afirmou Jordy, ao parabenizar o trabalho da corporação.
Marcelo Corbarge assumiu o comando do BOPE no início deste mês, mas já possui uma trajetória sólida na segurança pública. Entre outras funções, atuou como subcomandante do próprio BOPE, subcomandante do 14º BPM, em Bangu, e também como superintendente de inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Durante a solenidade, Renan Jordy reafirmou que o estado está comprometido com o fortalecimento das instituições de segurança. “Temos um governador no estado e um presidente na Alerj que tratam o tema como prioridade. Vamos seguir apoiando os profissionais da segurança pública com respeito e reconhecimento”, declarou o deputado, que também colocou seu mandato à disposição do batalhão.
O Projeto de Resolução que concedeu a Medalha Tiradentes ao tenente-coronel Corbarge foi protocolado pelo ex-deputado estadual Renato Cozzolino, atual prefeito de Magé, que viabilizou a realização do evento.