Novo comandante do 37º BPM é empossado durante solenidade em Resende

0

RESENDE

O 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM) já tem um novo comandante. No final da manhã desta sexta-feira, dia 30, o comandante do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), sediado em Volta Redonda, o coronel Marcelo Moreira Malheiros, presidiu a posse do tenente-coronel Charles Pereira da Silva a frente do batalhão, que é responsável pela região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, que estava a cargo do também tenente-coronel Perry de Souza Azeredo. O tenente-coronel Souza assumiu na quinta-feira, dia 29, o comando do 21º BPM, em São João de Meriti.

Comandante Charles inaugurou a foto do tenente-coronel Souza, na galeria de fotografias dos ex-comandantes – Cyntia Freitas

A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na sede do Batalhão, no bairro Campo de Aviação e contou com a participação da comandante do 28º BPM, a tenente-coronel Andréia Ferreira da Silva Campos; do juiz titular da 1ª Vara Cível de Resende, Marvin Moreira; do deputado estadual Vandro Lopes Gonçalves; do prefeito de Quatis, Aluísio d Elias; o presidente da Câmara de Vereadores de Quatis, José Jadilso; do presidente da Câmara de Vereadores de Resende, Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos; dos vereadores Tiago Forastieri, Sandro Ritton, Pedro Paulo Pedro Paulo Narciso, o Paulinho do Futsal, Fábio Lucas Souza de Almeida e José Antônio Nogueira, o Zé Antônio PHV, além de autoridades do município e a sociedade civil.

Após oitos anos, o comandante Charles retorna ao 37º BPM quando foi subcomandante em 2013. “Construímos ambiente favorável e um clima organizacional que nos propôs uma mudança de ritmo. Na época, o batalhão não bateu as metas e naquele momento conseguimos dar uma virada, sendo o primeiro lugar no Estado em termos de metas. Estou retornando agora e quero fazer com que as coisas continuem com o clima bom que recebi agora. De integração com a sociedade civil. Vamos reforçar a cooperação mutua da sociedade civil e a Polícia Militar, assim como outros órgãos”, disse o novo comandante.

O tenente-coronel Charles ainda contou que vai tomar conhecimento das estatísticas no sentido de traçar estratégias para coibir o tráfico de drogas na região das Agulhas Negras. “Vou tomar conhecimento pleno das manchas criminais para atuar com a inteligência e buscando o conhecimento de quem está nas ruas. Nossa tropa tem muito a fornecer em termo de dados. Também quero ter a interação com a comunidade local, com os conselhos municipais de segurança para trazer o maior número de dados e trabalhar de forma mais precisa”, esclareceu o comandante destacando que quer contar com a ajuda da população. “A população faz parte deste sistema colaborando com a Policia Militar. Os dados que ela tem a nos fornecer ajuda para atuar de forma mais precisa e inteligente. Esta parceria é fundamental. Mas a população pode ter certeza que a PM não vai se fazer ausente. Seremos presente fazendo com que as coisas aconteçam positivamente nos nossos municípios”, ressaltou.

Ex-comandante Souza recebeu Moção de Louvor oferecida pela Câmara de Vereadores de Resende – Cyntia Freitas

Durante a solenidade, o tenente-coronel Souza, que ficou no comando do 37º BPM por quase dez meses relatou que o batalhão foi o primeiro do Estado a atingir o primeiro lugar no Sistema Integrado de Metas elaborado pela Polícia Militar. “Neste primeiro semestre atingimos a primeira colocação após a realização de muitas prisões, apreensões de armas de fogo, inclusive três fuzis de guerra e drogas. Também tivemos redução de 50% no roubo de veículos, 40% no roubo de rua e 30% no roubo de cargas. Ainda conseguimos nivelar o número de homicídios, ficando no empate em relação a semestre anteriores” relatou o ex-comandante, acrescentando que a principal estatística que vai levar para a carreira foi não ter nenhum policial ferido ou morto. “Graças a Deus não tivemos nenhum policial alvejado, ferido e morto em ação enquanto estivemos aqui. Que assim permaneça com todos de pé. Missão cumprida. Estou muito feliz por estar sendo reconduzido a uma nova unidade. Certeza do servir e proteger da nossa função policial militar”, concluiu.

HOMENAGEM

Após a solenidade de transmissão de posse, o comandante Charles inaugurou a foto do tenente-coronel Souza, na galeria de fotografias dos ex-comandantes do 37º Batalhão da Polícia Militar.

Souza ainda recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores de Resende. Ele recebeu uma Moção de Louvor dos vereadores Tiago Forastieri e Paulinho do Futsal pelos serviços prestados a frente do comando do 37º BPM.

error: Conteúdo protegido !