VOLTA REDONDA
Foi realizada nesta terça-feira, dia 7, às 10 horas, em Volta Redonda, a cerimônia de passagem de comando do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM), que fica no bairro Voldac (Avenida Nossa Senhora do Amparo). A unidade, que atende além da cidade também Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, passou a ser comandada pelo tenente-coronel PM Moisés Pinheiro Sardemberg. Na ocasião, o novo comandante salientou que pretende dar continuidade nas expressivas quedas na criminalidade nos municípios atendidos e ampliar o combate aos homicídios.
Ele, que veio do 2° BPM de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, tendo atuado ainda no comando do Batalhão do Complexo da Maré, assumiu o 28° BPM no lugar do coronel Ronaldo Martins Gomes da Silva, que não esteve presente na cerimônia por motivo de falecimento na família no dia anterior. Martins foi representado pelo Coronel Camargo, Chefe do Estado Maior do 5° Comando de Policiamento de Área (CPA). “Estamos aqui representando o 5° CPA para afirmar que seguiremos com a missão árdua de também dar continuidade na queda da criminalidade em todos os municípios assistidos pelo 5° CPA”, disse o coronel, explicando a queda dos números é excepcional.
Coronel Camargo falou ainda durante a troca de comando que o primeiro pilar na conquista em qualquer resultado na segurança, depende da tropa. “Se ela não estiver envolvida e comprometida com as diretrizes do comando, nada acontece. Qualquer coisa que se faça e que se mexa na qualidade de prestação de serviço, na forma que você trata o policial, alimentação, conforto, treinamento, apoio jurídico e emocional, quem vai sair vendendo é a própria sociedade. A prestação lá na ponta vai ficar muito melhor executada”, disse o coronel, completando: o segundo ponto é a matemática e os números são excepcionais, ninguém pode com isso. Sardemberg substitui o Martins, que estará no 5° CPA e irá cobrar esses números”, frisou Camargo, explicando que o terceiro ponto é a sensação de segurança. “Não adianta gastar milhões em toda a parte objetiva, com policiamento, armamento, educação, treinamento, se o cidadão desce de um ônibus com medo de ser assaltado”, comentou o coronel, representando Martins.
Martins estava à frente do batalhão da cidade do Aço desde maio de 2022. Na terça-feira, dia 30 de abril, assumiu o 5° Comando de Policiamento de Área (CPA), no lugar do coronel Renato Assis Ferreira, mudança ocorrida após o governador Cláudio Castro dar posse ao novo secretário de Polícia Militar, o coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
O tenente-coronel PM Moisés Pinheiro Sardemberg, que assume no lugar dele, falou sobre a missão. “Ampliar o combate a questão dos homicídios, tanto aqui (Volta Redonda), como em Barra Mansa, ampliando a interlocução com a sociedade, pois não basta números, é necessário que se perceba a segurança”, disse o novo comandante. ‘É uma honra estar aqui a frente comandando, com cada um de vocês. Por onde passo costumo dizer que sou comandante, palavra que significa mandar juntos, comandar. Eu posso errar muito se tomar decisões sozinhos, mas se fizer usando também a experiência de cada um de vocês, vai ser diferente. Então, se conseguir associar a parceria de vocês e da sociedade, a tendência é que a gente exerça um bom comando. Um comando que perceba e que permita a sociedade a perceber a segurança pública”, citou.
O coronel Martins com a nomeação, passou a coordenar, pelo 5° CPA, além do 28° BPM, o 37° BPM de Resende, 33° BPM de Angra dos Reis, 10° BPM de Barra do Piraí e a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Paraty, ficando responsável por 20 municípios do Sul Fluminense, com atuação de mais de dois mil policiais militares.
O 10° BPM de Barra do Piraí, 33° BPM de Angra dos Reis e a 2ª CIPM de Paraty também passaram por mudanças de comando, em data ainda não confirmada. Respectivamente, assumem o tenente-coronel Fábio Corrêa, tenente-coronel Amanda Neves e tenente-coronel Luís Carlos Alves. No 37° BPM de Resende, não haverá mudança.