PORTO REAL
Um novo empreendimento imobiliário está sendo planejado na cidade que resultará na criação de um novo bairro: Terra Nova. Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE o prefeito Ailton Marques (PDT), confirmou o estudo e planejamento, mas informou que inicialmente será um loteamento até que as diversas etapas sejam cumpridas. A previsão é que as obras comecem em junho do ano que vem e o projeto para criação de novo bairro seja apresentado na Câmara de Vereadores até o final de 2020.
O projeto urbanístico tem a participação do Grupo Porto Real e da empresa de consultoria e engenharia holandesa Arcadis. O novo empreendimento está localizado entre as regiões de Freitas Soares e Nova Colônia. Foi estudado para ter uma infraestrutura completa e sustentável. Além de rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto e canais para auxiliar na drenagem natural da região, ciclistas e pedestres serão beneficiados com ciclovias, calçadas largas e sinalização adequada.
As ruas terão espaços públicos, com praças, paisagismo e mobiliário urbano. Restaurantes, lojas e novas áreas dedicadas ao lazer e esportes ainda completam a lista de equipamentos do bairro – entre eles, a readequação de uma antiga sede de fazenda para receber o primeiro mercado gastronômico de Porto Real. O Campo da Estrela, destino popular entre moradores de Freitas Soares, será apenas remanejado de local e mantido no bairro.
Na primeira fase do projeto será construído um loteamento residencial e comercial, que deve ser lançado até o final deste ano. Lá, 260 famílias podem ser recebidas e mais de 30 novos pontos de comércio. Os lotes são a partir de 240 metros quadrados.
O prefeito Ailton Marques disse que inicialmente o empreendimento gerará muitos empregos. “Depois de pronto será muito bom para Porto Real que terá um investimento planejado com respeito ao meio ambiente e muitas novidades. Será muito bom para Porto Real”, disse. Questionado sobre a questão da estrutura que prefeitura terá que montar nesse novo bairro, o prefeito disse que será feita uma parceria com as empresas integrantes do projeto. “As áreas de lazer já estão delimitadas nessa primeira etapa. Vamos conversar sobre escola, posto de saúde e tudo mais que um bairro precisa ter”, completou Ailton.
O representante do Grupo Porto Real, Leonardo Cunha, disse que esse empreendimento será o pontapé inicial para obras transformadoras no bairro. “Nossa intenção é avançar progressivamente ao longo dos anos, até atingir uma área de três milhões de metros quadrados, com zonas residenciais, industriais e comerciais. Este é um planejamento de longo prazo que pode durar até 15 anos”, concluiu.