BARRA MANSA
O ano começa e com ele aquela tradicional olhadinha no calendário em busca dos feriados e dos feriadões e suas ‘emendas’. Afinal, todo mundo quer saber quando terá folga do serviço ou da escola para programar um descanso.
O novo ano traz consigo 17 feriados divididos entre os nacionais, estaduais e municipais, além dos pontos facultativos; sendo destes, nove feriadões prolongados. Apenas a Páscoa, Dia do Trabalho, Aniversário de Barra Mansa, Dia da Consciência Negra e Natal caem em um fim de semana.
A Portaria nº 430, do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União, definiu os feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2021. As datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.
Em um ano tão difícil quanto o de 2020 por conta da crise econômica provocado pela Covid-19, 2021 tende ainda a ser um ano de incertezas.
O presidente da CDL Barra Mansa lembra que o comércio foi um dos setores mais prejudicados pela pandemia e ressalta que o ano que se inicia traz novos desafios para vencer esta crise causada em função do novo coronavírus. “Tivemos uma paralisação muito grande, foram muitos dias de comércio fechado. Chegamos a levantar uma proposta que seria muito favorável, que alterava o calendário de feriados, jogando os feriados do meio da semana para o fim de semana. Agora, é necessário que seja revisto e reduzido o número de feriados para 2021”, pontuou Leonardo dos Santos.
Segundo o empresário, é preciso estudar uma alternativa junto ao Legislativo visando a redução dos feriados em 2021, devido a um ano passado de recessões e dificuldades para o setor lojista. “Vale ressaltar que sabemos da importância dos feriados, pois também movimentam a economia. Enquanto algumas atividades não produzem, os feriados favorecem a rede hoteleira, restaurantes, bares, entre outros setores. O que não somos favoráveis é a quantidade de feriados criados aleatoriamente pelo Poder Legislativo, muitos com pontos facultativos, inclusive”, acrescenta o presidente da CDL-BM.
Calendário de feriados
JANEIRO
Dia 1º– Sexta-feira – Confraternização Universal-feriado nacional;
Dia 20– Quarta-feira– Dia de São Sebastião- feriado estadual;
FEVEREIRO
Dia 16 – Terça-feira- Carnaval (ponto facultativo);
Dia 17– Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);
ABRIL
Dia 02– Sexta-feira- Paixão de Cristo (feriado nacional);
Dia 21– Quarta-feira- Tiradentes (feriado nacional);
MAIO
Dia 1º – Sábado- Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
JUNHO
Dia 03– Quinta-feira- Corpus Christi (ponto facultativo);
SETEMBRO
Dia 07 – Terça-feira- Independência do Brasil (feriado nacional);
OUTUBRO
Dia 3 –Domingo- Aniversário de Barra Mansa- feriado municipal
Dia 12 – Terça-feira- Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
Dia 28 – Sexta-feira-Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a ser comemorado no dia 01 de novembro (ponto facultativo);
NOVEMBRO
Dia 02– Terça-feira- Finados (feriado nacional);
Dia 15 – Segunda-feira- Proclamação da República (feriado nacional);
DEZEMBRO
Dia 24– Sexta-feira-véspera de natal (ponto facultativo após às 14 horas);
Dia 25 – Sábado, Natal (feriado nacional);
Dia 31- Sexta-feira, véspera de ano novo (ponto facultativo após às 14 horas).