Novembro Azul em Itatiaia terá palestra e esporte

0

ITATIAIA

O mês de novembro promete ser de muitas ações de conscientização voltadas para o homem na prevenção ao câncer de próstata. Para isso, a Prefeitura preparou uma programação especial que acontecerá durante todo o mês do Novembro Azul, mês escolhido para divulgar os cuidados sobre a doença e de outras que atingem o homem.

Para entrar no clima de conscientização, desde a última quarta-feira, dia 1º,  o prédio da Prefeitura, o Portal de Informações Turísticas de Penedo e o monumento localizado na Avenida Industrial Alda Bernardes, próximo ao túnel, estarão iluminados com a cor azul.

A programação do Novembro Azul está sendo desenvolvida pelas secretarias de Saúde e Esporte e Lazer e as atividades serão gratuitas durante todo o mês dentro do tema de mobilização mundial que tem o objetivo de incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista.

Na quarta-feira, a programação de atividades será aberta  no pátio da Secretaria de Obras com uma palestra sobre o assunto e uma ginástica laboral com os funcionários do executivo. “Esta campanha é importante para conscientização e orientação dos homens de que a prevenção é necessária e que os exames podem evitar mortes. É fundamental que todos os homens entendam a importância da consulta regular com o seu médico para receberem as orientações adequadas a cada faixa etária. Nossas unidades já trabalham a saúde do homem e nesse mês iremos intensificar esse trabalho”, destacou o Secretário de Saúde, Jorge Figueira.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), sendo o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Anualmente, mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com o câncer que é considerado da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Toda a programação poderá ser conferida diretamente no site da Prefeitura www.itatiaia.rj.gov.br

Confira a programação:

Dia 08/11 (quarta-feira) – Palestra e ginástica laboral com os funcionários da Prefeitura, no pátio de obras da Secretaria de Obras.

Dia 10/11 (Sexta) – Haverá uma tenda da Saúde na Rua Prefeito Assumpção, a partir das 8h30, com orientações para a população, teste de glicemia, aferição de pressão e massagem.

Dia 17/11 (Sexta) – Dia D com partida de futebol, no estádio municipal, a partir das 16h. No local haverá ainda a presença da equipe de saúde e atividades para toda a família.

Dia 19/11 (domingo) – Corrida e caminhada em alusão ao Novembro Azul com concentração às 7h30, no estádio.

 Outubro Rosa

A Prefeitura também divulgou um balanço das atividades comemorativas do Outubro Rosa. Segundo o balanço, cerca de 900 pessoas participaram das atividades realizadas durante o mês. A programação, focada na Saúde da Mulher, teve como objetivo reforçar junto a cada moradora a importância da conscientização sobre o diagnóstico precoce na prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero.

De acordo com a com a coordenadora do PAISMCA – Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Graziele Diniz, o saldo foi positivo. Ao todo foram realizadas 141 mamografias na Clínica da Mulher durante todo o mês. A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas que serve para detectar tumores benignos ou malignos (cânceres). “A campanha do Outubro Rosa é uma atividade que contribui muito com o trabalho de conscientização e consequentemente com a busca da qualidade de vida pelas mulheres. Mensalmente realizamos entre cem e duzentos exames e mais uma vez estivemos dentro da meta, mesmo sendo um mês atípico com várias atividades. Vale ressaltar que a mamografia é uma medida eficaz e simples que contribui muito para o diagnóstico precoce”, explicou Graziele.

error: Conteúdo protegido !