ANGRA DOS REIS
No sábado, 10, as polícias Civil e Militar inauguraram novas instalações no município que contaram com o apoio da Prefeitura de Angra. A Polícia Militar inaugurou a 1ª Companhia dos Morros, que irá funcionar no Morro da Caixa D’Água, em um espaço cedido pelo governo municipal. E na Ilha Grande, a Polícia Civil realizou a inauguração da projeção da 166º DP de Angra dos Reis, na Vila do Abraão, reformada pela Secretaria Executiva de Serviços Públicos/Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade do município. Ambas as solenidades contaram com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do prefeito de Angra, Fernando Jordão.
Segundo a prefeitura, há parceria com o Governo do Estado para investimento em segurança pública para a garantia da ordem e a redução da criminalidade, possibilitando mais segurança a moradores e visitantes de Angra dos Reis. As ações vão desde o aumento do efetivo policial por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), passando por investimentos em salas e câmeras de monitoramento, até a parceria com o Disque Denúncia. O investimento em instalações de unidades policiais é mais uma dessas iniciativas.
1ª COMPANHIA DOS MORROS – 33º BPM (MORRO DA CAIXA D’ÁGUA)
Com a nova sede, a Polícia Militar tem como objetivo ampliar sua ostensividade não só na Caixa D’Água, mas em todos os morros do Centro de Angra, melhorando a logística de suas operações em Angra dos Reis. Outro objetivo é aumentar a integração entre a instituição e as comunidades locais, já que o espaço também vai sediar projetos sociais, culturais e esportivos, voltados principalmente para crianças, jovens e adolescentes, cujo objetivo é somar para a formação dos mesmos.
“ A prefeitura comprou viaturas, investiu em câmeras de monitoramento e em diversas ações. Temos muito o que fazer, mas estamos no caminho certo. Só que este não é um trabalho só de polícia e da prefeitura, mas que envolve toda a comunidade. Temos que integrar as comunidades com as polícias da cidade”, disse o prefeito.
O comandante-geral de Polícia Militar, Cel. Figueiredo, destacou o trabalho de inteligência da polícia nos últimos anos, que proporcionou avanços na segurança pública de bairros como o Camorim, Frade e Belém, por meio de unidades policiais instaladas, que possibilitaram o direito de ir e vir dos moradores, para trabalhar, estudar, viver. “Não diferentemente, tínhamos esse desafio para os bairros de cima na parte central de Angra dos Reis. Então buscamos parcerias para trazer segurança para esses bairros. E o prefeito de Angra prontamente buscou um local no alto dessas comunidades para a PM ter o domínio territorial e, daqui, trazer todo o patrulhamento para a cidade, de forma preventiva, sem guerra. Esse equipamento não está sendo recebido pela polícia, mas pela população”, explicou o comandante-geral.
A solenidade teve a presença de secretários estaduais e municipais, autoridades da Polícia Militar, vereadores e a deputada estadual Célia Jordão.
PROJEÇÃO DA 166º DP (VILA DO ABRAÃO – ILHA GRANDE)
Após a inauguração no Morro da Caixa D’Água, governador, prefeito e demais autoridades foram para a Ilha Grande, que vivia um dia histórico com a vacinação em massa de seus moradores para a proteção contra o coronavírus. A ilha obteve uma grande conquista não só na Saúde, mas também na Segurança Pública, com a inauguração da projeção da 166º DP. Sediada no Centro de Angra, agora a delegacia terá um espaço para proceder com os registros de ocorrência, investigações e demais trabalhos na Ilha Grande.
A Prefeitura de Angra, por meio da Regional da Vila do Abraão, reformou a sala que será usada pela Polícia Civil. A reforma incluiu pintura, mobiliário, placas e demais detalhes de infraestrutura. Somado a isso, foi dado apoio logístico ao transporte de uma viatura da 166ª DP nesta semana. O carro ficará em definitivo operando na Ilha Grande, facilitando o trabalho dos profissionais da segurança e contribuindo para a presença policial. “É muito importante que a Ilha Grande tenha um local onde a população possa vir fazer suas denúncias. Quando a gente tem um espaço como esse, diminui a sensação de impunidade. Em caso de pequenos crimes ou violência doméstica, as mulheres e outras pessoas que têm dificuldade de sair da ilha terão um local perto de casa para fazer o registro. Precisamos cuidar dessas pessoas. Diminuindo a impunidade a gente melhora a segurança de toda a localidade”, destacou o governador do Rio.
O delegado Vilson de Almeida Silva, responsável pela 166º DP, explica que a nova instalação facilita diversas atuações, como por exemplo prisões em flagrante e autuações, que poderão ser feitas na própria ilha, facilitando a atuação policial em casos de violência doméstica, crimes ambientais, tráfico de drogas etc. “Outra vantagem é podermos dar uma atenção especial ao turista, em linha direta com a delegacia especializada em atendimento ao turista, que fica no Rio de Janeiro”, afirma o delegado.