BARRA MANSA
Desde ontem a Pavx Consultoria e Logística Ltda assume os serviços do atendimento de Habilitação da empresa Prol, que encerrou seu contrato com o Detran no último domingo.
Já na próxima segunda, uma nova empresa assumirá os serviços da Diretoria de Veículos, também após a saída da Prol, que ocorrerá no próximo dia 11. O Detran-RJ espera que, com as novas contratações, o serviço de atendimento a população possa ser normalizado o mais rápido possível.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato de Asseio e Conservação, Ivan de Amorim Tavares, a greve está mantida até que os funcionários recebam seus benefícios atrasados. “A Prol saiu e não contactou ninguém, vamos na sua sede tentar resolver pessoalmente essa situação. Os salários e benefícios estão atrasados desde setembro”, informou Ivan, informando que apenas o setor de habilitação voltou com suas atividades.
Através de nota, o Detran informou que os usuários agendados podem retornar às unidades para as quais marcaram seus serviços, sem reagendamento, em até uma semana após o fim da paralisação naqueles postos.
Prazos ampliados
Para minimizar os impactos da paralisação, o Detran ampliou os prazos de vistoria dos automóveis com placas com finais 8 e 9. Os veículos com placa terminada em 8 poderão ser submetidos à inspeção anual obrigatória até o dia 30 de novembro e os com final 9, até 31 de dezembro.
Aliada a esta decisão, o órgão vai manter o Detran Presente, ação itinerante que leva os serviços a diversas localidades do estado. Duas delas ocorreram em Volta Redonda. A última no final de outubro, onde foram atendidas cerca de mil pessoas.
Nos mutirões são destinados a diversos atendimentos como emissão da primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Ainda é possível fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão.
Desde o início das paralisações, foram realizadas nove edições do Detran Presente – três na capital (todas no posto da Francisco Bicalho) e outras seis no interior (Resende, Barra Mansa, Três Rios, Volta Redonda e Nova Friburgo). No início deste mês as ações se concentram na Capital e Baixada Fluminense.
Em até uma semana após o fim da paralisação não será necessário novo agendamento