VOLTA REDONDA
Implantado pela Prefeitura de Volta Redonda com o objetivo de prevenir e oferecer tratamento, correção da escoliose idiopática por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto Coluna Reta realizou mais duas cirurgias no último sábado , dia 7, no Hospital São João Batista (HSJB), no bairro Colina.
De acordo como ortopedista especialista em coluna Juliano Coelho, responsável pelo projeto, foram atendidas duas pacientes, de 15 e 16 anos, que passaram por tratamento cirúrgico de escoliose. A iniciativa realiza duas cirurgias por mês em Volta Redonda, e a previsão é que ambas as pacientes tenham alta na quarta-feira, dia 11. “Essas pacientes passaram pelo procedimento após averiguarmos a situação delas nas triagens que realizamos nas escolas municipais. As cirurgias foram um sucesso, e certamente elas terão uma melhor qualidade de vida a partir de agora”, afirmou Juliano.
As triagens realizadas nas escolas têm por finalidade obter um diagnóstico precoce para evitar uma situação em que o procedimento cirúrgico seja inevitável. O Coluna Reta realiza, ainda, atendimentos no Estádio Raulino de Oliveira às sextas-feiras pela manhã. Se algum estudante apresentar início de escoliose, ele é encaminhado para fazer o exame de raio-x e passa a ser acompanhado. O tratamento inclui fisioterapia e, se necessário, é oferecido colete para o paciente, último recurso antes da cirurgia. “O Coluna Reta tem sido motivo de orgulho para todos nós, pois tem ajudado inúmeros estudantes a não conviverem com os problemas de coluna já com a prevenção. E agradecemos ao doutor Juliano por estar aqui, todo mês, para realizar as cirurgias”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
MUTIRÃO DE CIRURGIAS
Ainda no sábado, mais três pacientes foram atendidos no mutirão de cirurgias do Hospital São João Batista. A equipe do doutor Paulo Henrique realizou duas osteossínteses de fêmur direito, e mais uma de fêmur esquerdo. A previsão de alta dos pacientes é para esta segunda-feira, dia 9.
Graças a esses mutirões, o São João Batista pode aumentar o número de procedimentos enquanto mantém as cirurgias previamente agendadas durante a semana, e ainda ter espaço para as cirurgias de emergência, uma vez que o HSJB é uma unidade de pronto atendimento.