BARRA MANSA
A Nova UBM apresenta um programa de estágio com proposta diferenciada e foco na formação prática de alunos, o programa é resultado de uma parceria entre a Nova UBM e a JobNest, e já envolveu mais de 260 estudantes.
O objetivo do modelo é conectar a formação acadêmica dos alunos às demandas práticas do mercado de trabalho através de estágios curriculares e extracurriculares estruturados a partir das necessidades específicas de empresas parceiras. Empresas interessadas em aderir ao modelo ou obter mais informações podem entrar em contato com a Central de Relacionamentos da Nova UBM pelo telefone/Whatsapp (24) 3325-0247.
A apresentação aconteceu durante encontro na Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Barra Mansa (Aciap-BM), o reitor da instituição, professor Bruno Lemos, conduziu a apresentação ao lado do CEO da DMS Logística, Vitor Gonzaga, e dos representantes da empresa de agenciamento de estágios JobNest, Marcus Vinícius e Tatiana Salume.
De acordo com o CEO da DMS Logística, Vitor Gonzaga, o programa possibilita que empresas com demandas direcionadas contratem esse serviço, que oferece equipes formadas conforme as exigências de cada área. A proposta da Nova UBM é garantir, mesmo em fase de formação, uma oferta qualificada de mão de obra. “Acreditamos que, juntos, podemos criar oportunidades significativas para o crescimento profissional dos estudantes, ao mesmo tempo em que oferecemos às empresas acesso a novos talentos potenciais”, disse.
O funcionamento do projeto está estruturado na criação dos chamados ‘times de base’: grupos de 5 a 10 alunos, orientados por um professor, que trabalham de forma coordenada em projetos demandados pelas empresas. O reitor da Nova UBM, Bruno Lemos, ressalta que a maior parte da atuação ocorre de forma remota, o que amplia o alcance e a flexibilidade da iniciativa.“A parceria funciona a partir da demanda das empresas, que entram em contato conosco apresentando suas intenções de projetos. A partir das demandas apresentadas, nosso pessoal realiza a triagem e compõe um ou mais grupos de alunos que chamamos de times. Esses times são liderados por um professor, que realiza um cronograma de trabalho e distribui as tarefas entre os alunos. Então os alunos realizam diariamente suas atividades, fazendo entregas periódicas (semanais, quinzenais ou mensais). Conforme as características de cada projeto, as entregas são repassadas às empresas contratantes”, explica.
Entre os benefícios destacados para as empresas estão à possibilidade de identificar novos talentos, criar bancos de profissionais em formação, reduzir custos e fortalecer a imagem institucional como empregadora. Para os alunos, os ganhos envolvem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, o cumprimento da carga de estágio obrigatória e o recebimento de bolsa remunerada paga pela empresa. “Esse modelo de estágio mostra a capacidade da Nova UBM inovar, buscando atender às demandas das empresas e inserir de forma concreta seus alunos no mercado de trabalho. É um exemplo típico da parceria ganha-ganha, ou seja, ganham os alunos que podem aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e ganham as empresas com o desenvolvimento dos seus projetos por meio de uma mão de obra especializada e customizada”, complementou o reitor.
A iniciativa também foi elogiada pela direção da Aciap-BM. “A Aciap acredita nessa parceria, pois se trata de uma boa solução para formar mão de obra qualificada na cidade de Barra Mansa, ajudando desta forma todas as empresas locais. Essa ação é importante porque também deixa os alunos melhor preparados para o mercado de trabalho, pois ao atuarem em demandas reais das empresas, complementam a formação de qualidade que recebem da Nova UBM, formação esta já reconhecida pelos empresários da nossa região”, afirmou o presidente da entidade, Matheus Gattás.