RESENDE
A equipe médica da Nova Santa Casa realizou no sábado, dia 14, promoveu novo mutirão de cirurgias, realizando três Tireoidectomia (remoção cirúrgica total ou de parte da glândula tireoide). As informações foram divulgadas pelo prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, em sua rede social. “E, a partir de hoje, vão ser realizadas três cirurgias de cabeça e pescoço mensalmente, durante quatro meses! O objetivo é zerar a fila das cirurgias de tireoide”, expressou.
Segundo endocrinologistas, a tireoide ou tiroide, é uma glândula que fica localizada na parte anterior do pescoço. Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo. É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).
Segundo Balieiro, a cirurgia, também conhecida como Cérvico-Facial, dura em média 2h30min e pode realizar coleta de material para biópsia também. “Importante lembrar que são realizadas, semanalmente, esse tipo intervenção cirúrgica no Hospital Municipal de Emergência. Como já dissemos, as mudanças na Nova Santa Casa não são apenas estruturais, mas também na valorização do funcionário, no aumento extraordinário no número de atendimentos e cirurgias, na melhoria dos equipamentos e instalações, no pagamento em dia de equipe e servidores, e na legalização de certidões”, argumenta o prefeito.