Nova Santa Casa de Misericórdia oferece exames de ecocardiograma

0

RESENDE

A Nova Santa Casa de Misericórdia de Resende passou a oferecer o exame de ecocardiograma com estresse (ou Eco-Stress) aos pacientes da rede pública de saúde. Antes disso, os pacientes eram obrigados a viajar para pontos distantes da região Sul Fluminense em busca deste tipo de atendimento. O equipamento, que chegou no início de abril, é de última geração, sendo o único da região que é oferecido em uma unidade de saúde pública. Até o momento foram feitos 20 procedimentos na nova máquina.

Atualmente, cerca de dez exames são realizados por mês na Nova Santa Casa. Esse volume de atendimento, no entanto, pode variar de acordo com a demanda dos pacientes, tendo capacidade para aumentar esse número, se necessário. Com a chegada dessa tecnologia, os médicos ganham um importante reforço para um diagnóstico mais rápido e eficiente.

Segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a Nova Santa Casa de Misericórdia de Resende está se distanciando cada vez mais da tendência de deterioração das Santas Casas. “Se por um lado temos unidades até sendo fechadas, aqui vemos uma unidade cada vez mais modernizada e com melhor estrutura. Além do Programa Revitaliza Resende, que está promovendo uma transformação, é importante também ver a unidade com equipamentos melhores”, afirmou.

Desde 2017, muitos novos equipamentos de última geração vêm sendo incorporados ao dia-a-dia do hospital. Recentemente, a unidade recebeu: quatro monitores cardíacos multiparâmetros; bisturi eletrônico; monitor de oximetria de pulso e autoclave de 250 litros, lavadora, centrífuga e secadora industrial, novos computadores (o que permitiu a chegada dos prontuários eletrônicos). Os investimentos na modernização da unidade renderam ainda a compra de geladeira e filtro industrial, e esteira ergométrica para a realização de exames com mais precisão.

Como funciona o exame Eco-Stress

O exame mede a capacidade do coração de se adaptar ao estresse externo em um ambiente clínico controlado. Tal estresse pode ser reproduzido através de esforço físico ou por estímulo farmacológico, com uso de medicações específicas. Em seguida, são obtidas imagens do coração por técnica de ecocardiograma.

O paciente recebe os medicamentos por via intravenosa e em doses crescentes, chamadas “estágios do exame”. Cada estágio tem a duração aproximada de três minutos. Durante a realização do exame, são verificadas continuamente a pressão arterial, a frequência e o ritmo cardíaco, além dos níveis de oxigênio no sangue. O esforço do coração aumenta conforme os estágios avançam, e a dose da medicação aumenta.

O exame termina quando o paciente alcança uma frequência cardíaca pré-determinada, ao surgir evidências de isquemia miocárdica, ou complicações como arritmias ou elevação grave da pressão arterial, ou ainda quando chega ao final do protocolo mesmo sem alcançar a frequência cardíaca desejada.

Deixe um Comentário